Fazer exercícios logo pela manhã é muito bom para despertar e começar o dia cheio de disposição. Porém, a fim de garantir o bom desempenho das atividades físicas, é muito importante que a primeira refeição do dia seja balanceada e nutritiva. E, para que você possa começar sua rotina cheio de energia, separamos algumas opções de café da manhã ideais para atletas.

Enquanto dormimos, o nosso corpo continua em atividade. Por isso, precisamos repor as energias quando acordamos para que o organismo possa continuar trabalhando de forma eficiente ao longo do dia.

Além disso, para quem pratica esportes, o cuidado duplica, pois o jejum pela manhã pode causar a queda do nível glicêmico, prejudicando o desempenho do atleta durante a atividade física.

Então, a fim de começar o dia bem, cheio de disposição e encarar as atividades físicas com gás e energia, separamos 3 receitas práticas e saudáveis para o seu café da manhã. Confira!

3 opções de café da manhã para atletas

Para uma alimentação matinal balanceada é ideal incluir no cardápio carboidratos, frutas e proteínas magras.

Vale lembrar que quanto mais intensa for a atividade física, maior deverá ser a quantidade de carboidrato ingerida, pois é ele que fornece a maior quantidade de energia para o nosso corpo, enquanto as proteínas fazem a regeneração dos músculos e células.

Então, vamos às opções:

1. Crepioca com queijo vegano e suco

Para fazer a massa da crepioca, você só precisa de dois ingredientes: leite vegetal e farinha pronta de tapioca. O preparo também é simples, basta misturar os itens da massa e colocar em uma frigideira antiaderente, aquecida em fogo médio.

Quando a massa desgrudar do fundo da frigideira, vire e espere o outro lado assar, como se fosse uma panqueca.

Recheie a crepioca com o cream cheese — e você pode variar entre o sabor tradicional e os temperados.

Acompanhe com um suco de sua escolha. As frutas além das vitaminas, também fornecem açúcar e carboidratos, que são ideais para dar energia ao nosso corpo.

2. Vitamina de abacate, banana e whey protein

As vitaminas de frutas são ótimas opções, principalmente para quem não gosta muito de comer pela manhã ou prefere uma refeição mais rápida e prática. 

Para essa receita você precisará de:

  • 500 ml de leite vegetal;
  • ½ abacate pequeno;
  • 1 banana-prata;
  • 1 medida de whey protein (com ou sem sabor);
  • mel ou melado para adoçar.

Para preparar, basta bater todos os ingredientes no liquidificador! Essa receita traz a combinação de duas frutas ricas em carboidrato e uma boa dose de proteína, além do mel, que também é fonte de energia ou o melado, rica fonte de ferro.

3. Torrada com queijo vegano, geleia e suco

O pão e a torrada são grandes fontes de carboidrato e são muito bem-vindos no café da manhã, desde que sejam na versão integral que, além de ser rica em fibra, é mais saudável.

A combinação de queijo vegano com geleia de frutas (sem açúcar) é muito saborosa, além de fornecer a quantidade de açúcares e proteínas necessários para um desjejum balanceado.

Acompanhe com suco ou mesmo um copo de leite vegetal com café de milho, se preferir.

Essas são só algumas dicas, mas você pode criar várias opções de café da manhã incluindo cereais, frutas, castanhas, sementes, entre outros. É importante lembrar de balancear os alimentos entre carboidratos, proteínas e frutas, optando sempre por produtos naturais, ricos em vitaminas e com menos gorduras.

E aí, gostou deste post? Então, compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos também possam conferir as dicas!