Uma das espécies mais cultivadas no Brasil, a uva Isabel é uma aliada poderosa de quem busca uma vida mais saudável. Quando consumida na forma de suco de uva integral, a fruta, que é rica em antioxidantes, combate com eficácia os radicais livres e ajuda você a se prevenir contra uma série de doenças.

Quais são os principais nutrientes da uva Isabel?

A uva Isabel é considerada um alimento funcional, ou seja, aquele que produz efeitos benéficos à saúde quando consumidos de maneira regular e complementados por hábitos de vida saudáveis. Isso porque ela é rica em:

  • vitamina A, que protege a saúde ocular;

  • vitamina B6, que previne a anemia e alivia a artrite;

  • vitamina C, que reforça o sistema imune e tem ação cicatrizante;

  • resveratrol, que aumenta a resistência física e reduz a pressão arterial;

  • flavonoides, antioxidantes aliados do coração e que atuam no combate à osteoporose.

5 benefícios do suco de uva integral

1. Melhora a saúde e qualidade de vida da mulher

Por ser rico em flavonoides, o suco de uva integral reduz a ação dos radicais livres, o que auxilia na regeneração das células e ajuda a prevenir doenças relacionadas à saúde da mulher.

Isso porque os flavonoides possuem efeitos anti-inflamatórios e antitumorais, prevenindo a formação do câncer de mama e outras doenças ginecológicas.

A ação dos flavonoides na saúde feminina pode ser observada tanto em mulheres que se encontram em idade fértil quanto nas que enfrentam a menopausa, já que esse composto também ajuda a reduzir os incômodos típicos dessa fase.

2. Protege contra envelhecimento precoce e até câncer

Não é só no combate aos problemas de saúde femininos que o suco de uva integral se mostra efetivo.

De acordo com uma pesquisa conduzida por uma nutricionista, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), as propriedades antioxidantes da uva Isabel são capazes de combater os radicais livres causadores de problemas que vão do envelhecimento precoce, diabetes, osteoporose e doenças degenerativas até alguns tipos de câncer.

Isso porque a uva contém uma grande quantidade de polifenóis, substâncias que quando consumidas regularmente oferecem produção gradativa contra o desenvolvimento de uma série de enfermidades.

Um outro estudo, realizado pela Universidade de Glasgow, na Escócia, comparou 13 tipos de sucos e colocou o de uva integral no primeiro lugar no ranking quando o assunto era teor de antioxidantes, o que reforça o poder da bebida no combate aos radicais livres.

3. Previne o surgimento de doenças cardiovasculares

Segundo pesquisadores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), o suco da uva Isabel  também teve seu efeito farmacológico comprovado no combate à hipertensão, um dos principais fatores de risco para problemas cardiovasculares de maior gravidade, como o infarto.

A pesquisa conseguiu comprovar as propriedades anti-hipertensivas da uva Isabel, já que a fruta contém grande quantidade de arginina, aminoácido que tem atuação importante no controle da pressão arterial.

O estudo também conseguiu confirmar os efeitos vasodilatadores da fruta, que já haviam sido identificados em estudos anteriores.

Além disso, pesquisadores da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, relacionaram o consumo de suco de uva integral com a redução da aglutinação das plaquetas que formam coágulos nas artérias, o que ajuda a prevenir ataques cardíacos.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos:

Frutas: vermelho é a cor da saúde e do sabor

Receita Frozen de Uva

O suco de uva e seus valores nutricionais e medicinais

Suco de uva integral contribui para a saúde do corpo

4. Otimiza o funcionamento do sistema imunológico

Como o suco de uva integral é rico em vitamina C, seu consumo melhora o funcionamento do sistema imunológico, já que aumenta as defesas do organismo. Além disso, a uva também é rica em vitaminas do complexo B, D, E e K, que ajudam a garantir o bom funcionamento das células.

5. Atua no controle do colesterol

O suco de uva integral é rico em resveratrol, substância que protege a fruta contra o ataque de fungos e atua de maneira bastante similar no corpo humano, oferecendo uma função protetora ao sistema cardiovascular e atuando no controle do LDL, o chamado colesterol ruim.

Em uma pesquisa publicada  na revista norte-americana Circulation, 15 voluntários que sofriam com o estreitamento das artérias passaram a tomar 230 ml de suco de uva integral por um período de 14 dias.

Passado esse prazo, os voluntários objetos do estudo apresentaram uma diminuição considerável na oxidação do LDL e passaram a apresentar maior fluidez na passagem do fluxo sanguíneo.

Gostou de entender melhor os benefícios do suco de uva integral para o organismo? Confira essa receita refrescante!

Quer descobrir como aderir a um estilo de vida mais saudável, sem precisar fazer mudanças radicais no seu cardápio ou precisar abrir mão do sabor? Baixe a coletânea “Viva Melhor”, um guia prático sobre nutrição para vegetarianos!

Guia de Nutrição – Viva Melhor”, uma coletânea de artigos para você cuidar do seu organismo!