Suco detox é uma escolha ótima para deixar a rotina mais saudável. Apesar de muitos de nós priorizarmos uma agenda de alimentação regrada e planejada, que considere alimentos nutritivos, nem sempre é fácil manter o foco. E, vez ou outra, acabamos consumindo alimentos que não são os mais adequados ao nosso plano.

É justamente em horas como essas que o suco detox brilha. Conhecido por otimizar a função hepática (ou seja, do fígado), ele faz com que o corpo elimine com mais facilidade as toxinas que podem comprometer o bom funcionamento geral do organismo. 

Neste artigo, vamos apresentar a você características e benefícios desse suco, ensinar receitas práticas e poderosas para o seu dia a dia e resolver aquela famosa dúvida: qual é a melhor hora para tomar suco detox? Fique com a gente e saiba tudo sobre o assunto!

O que é suco detox?

O suco detox é uma bebida à base de vegetais que oferece muitos nutrientes, como fibras, vitaminas e sais minerais, e tem o objetivo de intensificar a limpeza do corpo. Seu consumo regular traz uma série de benefícios para uma vida saudável, sobre os quais falaremos mais adiante. 

De modo geral, a base do suco detox é uma verdura ou um legume, sendo adicionada uma fruta. O preparo mais conhecido é o suco verde, que tem como protagonistas as folhas verde-escuras, como a couve. Folhas desse tipo são cheias de clorofila, um pigmento que, ao entrar em contato com o nosso sistema, além de eliminar toxinas, estimula a alcalinização e a oxigenação do sangue. 

Apesar de, no início do artigo, termos sugerido o uso desse suco para atenuar deslizes da alimentação, saiba que o detox também é essencial para quem leva uma vida regrada à risca. Afinal, não é só a má alimentação que pode entoxicar o corpo: agentes como a poluição, os produtos químicos (de limpeza, cosméticos) e o estresse também geram efeitos bastante nocivos.

Como preparar o suco detox?

Fazer um suco detox não é nada difícil e demanda pouco tempo. Antes de escolher a receita, é bom saber que existem dois métodos para o preparo: com centrífuga ou liquidificador. 

No primeiro caso, a centrífuga produz um suco mais ralo, já que as fibras são eliminadas quando os alimentos são processados pelo aparelho. Esse tipo de líquido entra mais rápido na corrente sanguínea. Já no segundo método, o liquidificador mantém as fibras no suco, o que faz a mistura ficar mais grossa, encorpada. O maior teor fibroso tende a melhorar o funcionamento do intestino. 

Suco verde básico

Um suco detox bem simples é aquele feito apenas com couve, limão e água gelada. Apesar dos poucos ingredientes, os resultados que essa mistura oferece ao organismo são incríveis. 

Porém, para variar no dia a dia, você pode incrementar a receita adicionando uma fruta. Dê preferência a opções pouco calóricas e que ofereçam antioxidantes, substâncias que potencializam a varredura de toxinas. Alguns exemplos são a maçã e a pera, as quais, inclusive, fazem uma combinação muito saborosa com a couve e o limão.

Suco verde refrescante

Essa segunda receita usa outra folha verde-escura, a rúcula. Com ela, são misturados a polpa de 1 maracujá (peneirada), 1 xícara de água gelada, folhas de hortelã e 1 rodela de gengibre. A combinação desses ingredientes resulta em um suco de paladar bem aberto, com frescor e levemente picante. 

Além dessas duas opções, há muitas mais receitas de suco detox, inclusive de outras cores. Então, o ideal é fazer uma pesquisa, testar as variedades e adequá-las à sua rotina.

E uma observação: se quiser adoçar o seu suco, nada de açúcar refinado. Procure sempre usar adoçantes naturais, como stevia, mel e açúcar de coco. Mas cuidado com a quantidade, afinal, a intenção é desintoxicar! 

Qual é a hora certa de tomar o suco detox?

A verdade é que não existe melhor ou pior horário para tomar o suco. A questão mais importante é a seguinte: o efeito detox vai atuar de diferentes maneiras em cada horário do dia. 

Se você optar pela manhã, bebendo o suco detox em jejum, vai garantir uma alta absorção de nutrientes, já que o seu estômago estará vazio. O suco vai potencializar a sua digestão e acelerar o seu metabolismo.

Durante o dia, como no intervalo do lanche da tarde, o suco detox também será uma opção interessante. A ideia, nesse momento, é, além de eliminar toxinas, manter o intestino em funcionamento e bem nutrido, mas com um consumo calórico baixo. 

Já se a sua escolha for pela noite, você terá a possibilidade de aproveitar ainda mais os efeitos de limpeza, além de ganhar um gás na imunidade e na hidratação, porque, durante o sono, o seu corpo estará em estado metabólico reparador e também longe de agentes externos, como a poluição. Ademais, o período em que o fígado funciona melhor é à noite.

Quais são os benefícios de tomar suco detox?

Como prometemos no início do artigo, vamos falar também sobre as várias coisas boas que esse suco traz para a nossa saúde. Devido à qualidade dos ingredientes que compõem o preparo, os benefícios do suco detox são muitos, como você verá nesta lista:

  • promove a limpeza de toxinas;
  • estimula o emagrecimento saudável;
  • ajuda a melhorar a ingestão adequada de vegetais;
  • aumenta a energia física e mental; 
  • fortalece o sistema imunológico;
  • diminui a retenção hídrica.

Agora, anote algumas dicas finais: primeiro, é ideal escolher um dos horários e tomar o suco uma vez ao dia, numa quantidade entre 200 ml e 250 ml. Além disso, procure consumir o suco detox logo depois do preparo, para preservar todos os nutrientes. Mas caso você precise otimizar a rotina, logo depois de bater o suco, congele as porções em garrafas de vidro esterilizadas e bem vedadas.

Por fim, varie nas folhas verde-escuras. Isso é importante para quem faz do suco detox um hábito, principalmente porque a couve crua, que é a folha mais popular, pode desregular a tireoide quando muito consumida em longo prazo. Além disso, quanto mais folhas diferentes você ingerir, maior será a disponibilidade de nutrientes na sua agenda de alimentação.

Ficou com alguma dúvida sobre suco detox ou gostaria de compartilhar as suas receitas com a gente? Deixe um comentário neste post e participe da conversa!