A estação mais quente do ano é perfeita para aproveitar a companhia dos amigos e da família ao ar livre, seja na praia, na piscina ou mesmo na cidade.  No entanto, os benefícios do sol e do verão não se limitam ao convívio social. 

Você sabia que expor-se aos raios solares também traz uma série de vantagens para a sua saúde física e mental? Entenda melhor!

Afinal, quais são os benefícios do sol para o organismo?

A exposição ao sol não é vantajosa apenas para quem deseja fugir da cor “branco escritório” e ganhar um ar mais saudável.  Além de aumentar a disposição, a luz solar também ajuda você a manter-se livre de uma série de doenças. Saiba mais!

Estimula a produção de vitamina D

Tomar sol é um hábito imprescindível para estimular a produção de vitamina D no organismo. A deficiência do nutriente pode provocar diversos problemas de saúde, que vão de sensação de fraqueza e mal-estar a quadros mais graves, como retardo no crescimento infantil e osteoporose em adultos.

Combate a depressão

Os raios solares estimulam a produção da serotonina, neurotransmissor que regula funções importantes do organismo como o humor, o sono e a saciedade e produzem uma sensação de relaxamento e bem-estar que atua positivamente nos quadros de depressão.

Melhora a qualidade do sono

Se você passa noites virando para lá e para cá sem conseguir dormir direito, tomar alguns minutos de sol diariamente pode ajudá-lo a dormir melhor. Isso porque a luz do sol ajuda a regular a produção de melatonina no organismo, hormônio que auxilia na regulação do metabolismo e induz ao sono.

Atua no controle da psoríase

De acordo com os cientistas, banhos de sol por um período mínimo de 4 semanas consecutivas podem auxiliar na redução dos sintomas da psoríase em até 84% dos casos da doença.

Auxilia no fortalecimento dos ossos

Quem não abre mão dos banhos de sol também tem ossos mais fortes do que quem vive fugindo dele. Isso porque a vitamina D é um poderoso estimulante da absorção de cálcio pelos ossos.

Exposição ao sol exige cuidados

Embora traga uma série de benefícios para o corpo e a mente, a exposição aos raios solares exige cautela. Para estimular a produção de vitamina D pelo organismo, por exemplo, 5 a 10 minutos de sol, duas vezes por semana, são mais do que suficientes.

Se além de cuidar da saúde, a ideia é se divertir com amigos e familiares na praia ou piscina, evite o período das 10h às 16h, quando a incidência dos raios nocivos é maior e mesmo exposições curtas podem provocar queimaduras e aumentar as chances da incidência do câncer de pele.

Também é importante não esquecer de usar filtro solar sempre que for expor-se ao sol, mesmo em dias nublados. Isso porque superfícies como areia, a água e o cimento refletem a radiação, o que faz com que você se queime mesmo que esteja na sombra.

Não se esqueça de passar o produto — com fator de proteção solar (FPS) mínimo de 15 — cerca de 20 minutos antes de expor-se ao sol para garantir maior absorção e de aplicar nas áreas que ficam normalmente mais escondidas, como a nuca, a região atrás das orelhas e a parte posterior do joelho. Além disso, o filtro solar precisa ser reaplicado a cada duas horas ou sempre que você entrar na água.

Fique de olho também na sua alimentação!

Para poder aproveitar os benefícios do sol com muita saúde e disposição, também é importante ficar atento aos alimentos e bebidas que você consome.

As temperaturas mais altas típicas da estação favorecem a multiplicação de bactérias que  provocam doenças tóxicas de origem alimentar.

Além disso, com a temporada de férias e descanso, aumenta o consumo de produtos fora de casa, cuja procedência e conservação você desconhece.

Para evitar problemas, dê preferência aos alimentos mais leves, como frutas, verduras e legumes e evite o excesso de massas, frituras e preparações à base de ovo, que deterioram com maior facilidade.

Se for levar sua própria comida para a à praia, piscina ou parque, também é importante redobrar os cuidados com as condições de armazenamento.

As receitas preparadas previamente não devem ficar à temperatura ambiente por um período superior a 2 horas. O ideal é que elas sejam acomodadas em recipientes térmicos para garantir a qualidade ao longo do dia.

Além disso, é importante aumentar o consumo de água e outras bebidas, como sucos naturais, chás e smoothies, para manter o organismo hidratado. Não esqueça de ingerir líquidos no mínimo de duas em duas horas ou até mesmo em intervalos menores, se houver sede.

Seguindo essas dicas, você aproveita os benefícios do sol sem deixar de lado os cuidados com a sua saúde e bem-estar. Agora, é só aproveitar a estação mais animada do ano!

Gostou de saber um pouco mais sobre os benefícios e cuidados com o sol? Se você quer mais dicas de alimentação saudável, confira a nossa página de receitas!