Sempre enfatizamos aqui no blog que a dieta de verão deve ser regrada com muita água para evitar desidratações e problemas relacionados à falta de líquidos no organismo. Temos a tendência natural de pensar que somente a água pode resolver essas situações, mas não é bem assim. Diversos alimentos que consumimos trazem em sua composição muitos líquidos.

Os sucos também são altamente recomendados e estão bem presentes na rotina da estação mais quente do ano, da mesma forma, a conhecida, apreciada e tropical água de coco, que, além de muito saborosa, traz consigo propriedades importantíssimas para complementar a dieta da parte do ano que precisamos ficar ainda mais atentos à alimentação.

Verão e água de coco formam uma combinação perfeitaPesquisas revelam que a água de coco é diurética e isotônica, possuindo um alto índice de potássio, um refresco ideal para repor nutrientes após uma atividade física, por exemplo. Além disso, possui zinco e manganês, propriedades que têm poder antioxidante (os diabéticos e hipertensos têm que se atentar, pois a água de coco concentra glicose e sódio em sua composição).

O precioso líquido encontrado vastamente em nosso território, colabora também para reduzir o estresse e ajuda na saúde do coração, cabelo, unhas e da pele. Pra gente ter uma ideia, estima-se que, no ano de 2012, foram consumidos em todo o mundo cerca de 116,4 milhões de litros do líquido e as previsões são as de que, a cada ano, esse valor aumenta 15%.

A água de coco pode ser consumida diretamente da fruta, ou pode ser misturada a outros vegetais no preparo de sucos e vitaminas, que ajudam a aumentar ainda mais a refrescância, sabor e o valor nutricional da bebida. Mas vale ressaltar que nada anula a prática cotidiana de beber água (sem ser a de coco), pois ela têm em sua composição substâncias insubstituíveis. No mais, aproveite sabiamente o seu verão!

Fonte: Universo Jatobá