Versátil e poderosa, a banana é uma das frutas mais populares do Brasil, além de ser um alimento altamente energético e saboroso – permitindo produzir várias receitas com banana.

Por isso ela é comumente usada por atletas para repor o estoque de energia após a prática de exercício físico. Fonte de carboidratos como o amido, ela fornece energia rapidamente para recuperar o organismo e também beneficia as bactérias do intestino.

Existem diversos tipos de banana, mas as mais populares no Brasil são a nanica (com dulçor maior), banana-prata, que tem maior teor de vitamina C e por isso um sabor ácido, banana da terra, variação com maior teor de vitamina A e C, e a banana maçã, rica em fibras solúveis – que aumentam a sensação de saciedade.

Riquíssima em potássio e magnésio, a banana é uma ótima forma de conservar a saúde óssea, e também beneficia o fluxo arterial e pode ser utilizada como base em uma série de receitas com banana.

Trata-se de uma polpa feita da banana verde cozida que ajuda a reduzir o risco de câncer de intestino, controlar os níveis de colesterol, prevenir o diabetes e evitar o acúmulo de gordura abdominal.

Tartar de Banana

Quem disse que a banana só pode compor pratos doces?

Com tantas variações da fruta, é possível sim criar um prato salgado. Basta saber as formas de manipular a fruta e, claro, ter um pouco de criatividade.

O tartar é, normalmente, feito com proteína animal (seja carne ou peixe), e pode ser servido como acompanhamento ou prato principal. Agora: por que não fazer um tartar usando fruta? Então vamos conferir essa receita com banana

Escolha pela banana prata, variação com maior teor de vitamina C e, por isso, com maior grau de acidez. Prefira as frutas menos maduras – assim o seu tartar não ficará doce.

Pique a banana em cubos, acrescente salsinha ou coentro (à gosto), cebola roxa, azeite, sal e limão. Caso queira variar, pode acrescentar também algumas oleaginosas como amendoim ou castanhas. A variação de texturas é um dos pontos altos desse prato.

Para finalizar, a banana, cortada em lâminas e assada no forno baixo, pode se transformar em um chips crocante que vai harmonizar com o tartar. Bom apetite!

Receita com banana? Confira a Moqueca de Banana da Terra

Todo brasileiro, por mais que não tenha comido, já ouviu falar de moqueca!

Prato tradicionalíssimo da culinária baiana, é normalmente feito com peixe e frutos do mar. Mas veja: pode ser substituído por banana.

A banana da terra cozida traz uma textura macia, que orna muito bem com os temperos e vegetais que compõem a moqueca. 

A moqueca é um prato montado em camadas. Por isso, escolha uma panela grande, preferencialmente de barro (que conserva o calor) e comece a montar camadas sobrepostas: cebola, banana, tomate, pimentões, cheiro verde.

Acrescente água e deixe cozinhar em fogo baixo por meia hora. Para finalizar, adicione leite de coco ou creme de leite e um pouco de azeite de dendê para lembrar da Bahia. 

Receita de Banana com Canela e Aveia

Essa receita aqui não tem segredo! É a escolha certa para tapear a fome em qualquer hora do dia, seja de manhã, a tarde ou a noite.

Já falamos sobre o poder da banana para a saúde óssea. Somada à aveia, fonte de fibras e proteínas integrais, e à canela, termogênico poderoso, é um prato ideal para saciar o apetite e fazer o metabolismo trabalhar de forma saudável.

Opte pela banana-prata ou banana-maçã. Amasse-a num prato, adicione aveia e mexa até formar um creme. Finalize com a canela e tenha um bom apetite!

Bolo de Banana

Escolha sua variação de banana preferida. Corte em pedaços generosos e parta para o preparo da massa. Passe nozes ou outra oleaginosa no processador e forme uma farinha. Junte isso com farinha integral e tenha uma refeição saudável e balanceada!

Torta Vegana de Banana e Nozes

Receita com banana, óleo de coco e nozes – com apenas três ingredientes você faz uma deliciosa torta vegana.

Primeiro, o doce de banana. Amasse as bananas e forme um creme. No fogo, deixe apurar com um pouco de melado de cana Superbom e canela. 

Faça uma farinha com as nozes, junte óleo de coco e faça uma massa de torta. Recheie tudo com a banana e deixe no forno por 40 minutos: pronta mais uma receita com banana que é uma delícia – e saudável.

Gostou das receitas? Acesse nosso blog e confira o acervo completo para facilitar a preparação no seu dia a dia.