O consumo de carne bovina entre outras, pode proporcionar proteína para o corpo, mas de maneira exagerada e prejudicial à saúde. A proteína animal contém substâncias cancerígenas, pois quando o animal está na fila para o abate, ele passa por um grande nível de estresse onde libera essas substâncias que são transferidas para a carne, e por sua vez quando a consumimos somos infectados com elas.

A carne também não possui outros nutrientes necessários para o corpo humano, como vitaminas, minerais e carboidratos. Com a falta desses nutrientes o organismo humano fica debilitado e acaba adoecendo com o tempo.

Já a proteína vegetal é rica em ômega 3, ômega 6, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais. Não contém gordura e combina com vários tipos de pratos e lanches.

Além de contribuir com a própria saúde, quem tem uma dieta baseada em proteína vegetal colabora para a preservação do meio ambiente também. Uma das maiores causas do efeito estufa é o gás metano que os animais liberam na camada de ozônio, isso aumenta o índice da temperatura global que está subindo cada vez mais.

A devastação das florestas também tem um forte impacto por decorrência do consumo de carne desenfreado. O gado necessita de um grande espaço para pastar e ser criado, uma vez a floresta sendo desmatada, nunca mais alcançara a sua extensão natural novamente.

O plantio de soja para a produção e exportação toma um espaço muito menor de espaço e podem ser plantadas várias vezes, sendo desnecessário o desmatamento.

A água também sofre muito com os dejetos de animais que são jogados nos rios e afluentes. Com isso os lençóis freáticos são contaminados perdendo o seu valor de consumo da água. Os animais consomem muito mais água do que o ser humano, sendo assim o que um animal consome de água por dia, poderia abastecer o consumo de uma família inteira.

Para a alimentação desses animais são usados grãos que poderiam ser consumidos por seres humanos, como por exemplo, a própria soja. Muitas famílias seriam beneficiadas com esses alimentos que estão sendo direcionados para o consumo de animais.

Enfim, com uma alimentação baseada em proteínas vegetais você estará contribuindo para a preservação do meio ambiente e do planeta. E ainda ficando livre de doenças como o câncer e problemas intestinais em geral.

Viva melhor e contribua com o meio ambiente!