Quem é vegano sabe que é preciso ter uma atenção especial na hora de preparar o roteiro de uma viagem. A base do veganismo está em respeitar e não consumir alimentos que não contenham derivado animal em sua composição e tampouco usar produtos ou serviços que não sejam sustentáveis e que não são compatíveis com esses valores de respeito aos animais.

Algumas agências de viagens, percebendo essa dificuldades em encontrar hotéis sustentáveis e até em fazer programas que estejam dentro desse estilo de vida, investiram no turismo vegano, uma modalidade que consiste em organizar e atentar para que todos os roteiros, hotéis e passeios estejam alinhados com as expectativas desse público. Essa iniciativa tem conquistado cada vez mais adeptos e agrada até mesmo que ainda não se considera vegano, mas que simpatiza com esse ideal.

Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre o que é o turismo vegano, dicas de lugares e de como traçar um roteiro, caso você não queira optar por uma agência para te auxiliar. Continue a leitura e comece agora a fazer as malas!

O que é o turismo vegano

O turismo vegano vai muito além de negar ir a restaurantes que só servem carnes e outros alimentos de origem animal. O hotel onde o turista vai ficar hospedado também é muito importante, já que travesseiros de plumas, roupas de cama com lã e opções do café da manhã que se restringem a ovos, pães, leite e laticínios são opções fora de cogitação.

No Brasil, ainda há poucos hotéis que podem ser denominados 100% veganos ou ao menos amigáveis a esse público. Essa, portanto, é uma das grandes dificuldades ao fazer o roteiro. Esse tipo de turismo consiste em se divertir no destino escolhido, ao mesmo tempo manter a consciência e os preceitos desse estilo de vida.

Dicas para elaborar roteiros de turismo vegano

A primeira dica para começar um roteiro para uma viagem vegana, é pesquisar a estrutura das cidades por onde você vai passar. Pesquise restaurantes, bares e os tipos de passeios que ela oferece. Depois, procure saber se o destino tem uma acomodação que se identifica com o estilo vegano ou que ao menos promete se adaptar aos hóspedes adeptos.

É muito importante procurar opiniões de turistas e que passaram por aquela cidade ou hotel, ler as avaliações e entrar em contato com o serviço de hospedagem se ficar com alguma dúvida ou se quiser se certificar que ele tem como atender suas necessidades.

Destinos no Brasil e exterior

No Brasil, o veganismo está aparecendo aos poucos nos hábitos e nas atitudes das pessoas. Atualmente, destacam-se dois destinos que têm atrações ligadas à natureza e que possuem hospedagens que se identificam como veganas. Um deles é Campos do Jordão, no interior do estado de São Paulo, onde a pousada Serra da Estrela promete receber seus hóspedes com todas as atitudes sustentáveis possíveis.

Outro destino nacional com hospedagem vegana é Imbituba, em Santa Catarina. Lá, a pousada Rosa Verde, localizada na Praia do Rosa, já nasceu com o DNA vegano e atende muito bem esse público. Mas, se o seu destino de preferência não é nenhuma dessas duas cidades, é possível encontrar hospedagens que são amigáveis aos veganos, ou seja, que prometem oferecer uma boa estrutura.

Fora do país, Amsterdã é uma excelente opção para quem procura uma viagem mais sustentável. Além de o meio de transporte principal da cidade ser a bicicleta, os restaurantes e hotéis oferecem boa estrutura e no cardápio sempre há uma opção para quem é adepto do veganismo.

Em Estocolmo, capital da Suécia, os veganos também podem ficar tranquilos: a variedade de produtos que não contem nenhum derivado animal é incrível e que vão muito além das frutas e verduras, oferecendo produtos industrializados saborosos e veganos.

O veganismo é um estilo de vida que merece ser respeitado e o mundo, aos poucos, está se preparando para receber cada dia mais pessoas que se conscientizaram sobre essa causa. Por isso, a tendência é que a cada dia o número de hotéis, passeios e serviços que atendam o público vegano aumente.

Gostou das dicas? Assine a nossa newsletter novos conteúdos por e-mail!