Consumir a dose diária recomendada de frutas e vegetais é sempre um desafio: as más escolhas alimentares teimam em aparecer, e fica cada vez mais difícil levar uma vida mais saudável.

No entanto, um dos melhores hábitos que pode ser adotado é o consumo do suco detox todos os dias. A base de frutas e vegetais é uma bomba de energia para o organismo, oferecendo tudo o que ele necessita — nutrientes, vitaminas, minerais e antioxidantes — e ajudando a limpar o corpo de dentro para fora, proporcionando ótimos resultados físicos e mentais.

Quer saber mais sobre esse suco tão benéfico para a saúde e tão popularmente conhecido na atualidade? Continue a leitura!

Suco detox: o que é e quais são os seus benefícios?

Detox é a abreviação de detoxificação, fator que combina ingredientes que promovem a limpeza do organismo. Ou seja, o consumo diário de suco e alimentos detox, além de incentivar a ingestão de vegetais, também evita o acúmulo de gorduras e toxinas no fígado — ingeridas por meio dos produtos industrializados e cheios de conservantes —, promovendo uma limpeza total e fornecendo mais energia e disposição.

Entretanto, o suco detox não deve ser visto como um item de uma dieta da moda, que geralmente é seguida uma ou duas vezes por ano, e sim fazer parte de uma rotina alimentar saudável.

Falando nisso, seu consumo, aliado à prática de atividades físicas, auxilia no processo de emagrecimento, ajudando a acelerar o metabolismo. Os valores nutricionais elevados e os níveis calóricos mais baixos permitem a absorção de muitos nutrientes em poucas calorias, mantendo a energia física e mental enquanto o organismo queima gordura.

Apesar de não existir uma receita específica, é importante sempre acrescentar um vegetal verde, como a couve, e uma fruta, como a maçã ou o limão. O restante dos ingredientes pode variar à sua escolha e gosto, desde que sejam igualmente saudáveis como os primordiais.

Confira outros benefícios do suco detox:

  • aumenta os níveis de energia e concentração;
  • tem função diurética, ajudando a eliminar a retenção de líquidos do organismo;
  • por conter fibras, melhora o funcionamento do intestino;
  • beneficia o sistema imunológico, devido às frutas cítricas e às folhas verdes utilizadas em suas receitas serem ricas em vitamina C;
  • é ótimo para quem sofre de insônia, estresse ou, até mesmo, enxaqueca;
  • promove bem-estar;
  • acelera o metabolismo, principalmente se levar ingredientes termogênicos, como o gengibre e a canela;
  • hidrata e embeleza a pele.

Quando deve ser consumido?

O suco detox deve ser consumido em jejum ou, pelo menos, meia hora antes de alguma refeição, para maximizar a absorção dos nutrientes.

Se você estiver em uma dieta de emagrecimento, poderá unir o seu consumo ao jejum intermitente.

Qual é a quantidade diária de consumo?

O mais indicado é tomar diariamente cerca de 200 ml a 250 ml da bebida. 

Por mais que o suco detox seja um alimento voltado à saúde e tenha muitas fibras, seu consumo precisa ser equilibrado, pois pode causar alguns efeitos desagradáveis no organismo, como excesso de fermentação ou náuseas.

Se o objetivo for perder peso, o mais indicado é fazer uma dieta detox completa, e não somente tomar o suco: ele não faze milagres sozinho.

Como deve ser feito o armazenamento?

O ideal é tomar o suco detox na hora do preparo, mas quem tem a rotina mais corrida não sairá tão prejudicado se armazená-lo na geladeira e consumir algumas horas depois. Isso acontece porque, por mais que uma quantidade de seus nutrientes seja perdida, a bebida ainda manterá seus outros benefícios (desde que seja ingerida no mesmo dia).

Além disso, evite consumir produtos detox que já venham prontos, porque os conservantes eliminam uma grande parte dos benefícios da bebida.

Como preparar o suco detox?

Para fazer o suco detox, o ideal é utilizar algum modelo de centrífuga em substituição ao liquidificador, como a de lâminas — mais barata, com alta rotação e faz o suco mais rapidamente — ou a de baixa rotação, que retira mais suco dos vegetais, mas que tem a desvantagem de ser mais cara e mais lenta em suas preparações.

O suco verde é melhor que o suco de frutas?

Além de serem mais calóricas que os vegetais, as frutas têm frutose e, quando assumem a forma líquida, suas fibras são removidas e o seu índice glicêmico aumenta — isto é, o nível de açúcar no sangue é elevado e afeta a glicemia.

Apesar de ser um pouco difícil engordar com um simples copo de suco de frutas, diminuir o seu consumo pode ajudar na perda de gordura.

Já com os vegetais, são só benefícios: eles liberam a insulina de maneira mais lenta e retardam a sensação de fome após o consumo por terem um índice glicêmico mais baixo, além de serem menos calóricos e muito mais nutritivos que as próprias frutas.

É bom saber também que os refrigerantes devem ser evitados, justamente por terem muitas calorias e poucos nutrientes, podendo causar diabetes e obesidade. Portanto, se você tem algum desses problemas de saúde (ou predisposição para tê-los), deve bani-los totalmente da sua dieta. Quanto aos sucos industrializados, cheios de corantes  e conservantes artificiais bem como açúcares, também devem ser evitados.

Os sucos detox são uma ótima opção para trazer benefícios para a saúde, desde que sua ingestão seja feita de maneira correta. Também é importante ter atenção ao consumo de alimentos industrializados para que a detoxificação ocorra corretamente.

Para manter o equilíbrio do organismo e uma boa variação na ingestão de nutrientes, você pode sempre diversificar as receitas do seu suco detox, variando suas cores e ingredientes, de acordo com o seu gosto e propósito, como emagrecer e perder barriga, ter mais energia ou melhorar o seu sistema imunológico.

Lembrando também que existem algumas restrições no consumo, como para as pessoas diabéticas, por exemplo, que devem sempre ter atenção ao índice glicêmico da bebida e das frutas utilizadas. Por isso, é importante consultar um especialista para tirar todas as suas dúvidas.

E aí, gostou de saber sobre os benefícios do suco detox? Então, aproveite que já está por aqui e leia este post com 5 receitas de suco detox para inserir essa dieta tão saudável na sua rotina!