O sanduíche é um alimento saboroso e adorado por muitas pessoas. Porém, criou-se o mito de que se alguém quer ter uma vida saudável, nada de ingerir esse tipo de alimento. Além disso, veganos e vegetarianos também acabam sofrendo com as opções disponíveis no mercado.

Mas existem, sim, opções de sanduíches saudáveis para quem não consome carne ou nenhum outro derivado animal. Substituir a carne por quinoa, soja e legumes pode deixar sua alimentação muito mais saudável, além de preservar a natureza.

No artigo a seguir, você vai ver como os sanduíches também podem ser alimentos completos nutricionalmente e conferir algumas opções excelentes para veganos e vegetarianos. Continue a leitura e comece a variar seu cardápio com alimentos deliciosos!

Por que o sanduíche é uma opção saudável?

Uma refeição completa, segundo nutricionistas, é feita com quantidades equilibradas de carboidratos, proteínas e vegetais e fibras. Essa composição é a ideal para manter o corpo bem alimentado e é considerada completa, basta variar a origem da proteína e das folhas da salada para conseguir todos os nutrientes necessários para se manter saudável.

Por isso, almoçar ou jantar um sanduíche natural é uma opção leve e muito possível, inclusive para os veganos e vegetarianos. É só ter criatividade para inovar nos recheios.

Como fazer sanduíches veganos?

A base do seu sanduíche vegano pode ser um pão de centeio de grãos ou qualquer outro que se encaixe no cardápio. Você também pode usar o hambúrguer vegetal de soja e chia, uma excelente fonte de proteína, saudável e o melhor: zero origem animal.

Para o recheio, você pode variar:

  • Alface, tomate e pimentão;
  • Agrião, tomate seco e orégano;
  • Misto de alfaces roxa, americana e lisa + cenoura ralada e cebola roxa;
  • Broto de alfafa, cenoura e beterraba raladas;
  • Berinjela refogada com tomate e cebola.

Sanduíche de vegano tem queijo sim! Você pode substituir o convencional por:

Não se esqueça também de colocar uma pasta, para dar aquela liga nos ingredientes e acrescentar um toque a mais de sabor. Aqui vão algumas dicas:

  • Creme vegano sabor tomate seco;
  • Creme de azeitonas pretas;
  • Patê de alcachofra (bater 2 corações de alcachofra com 2 dentes de alho, meia cebola, meio pimentão e 2 colheres de azeite);
  • Babaganoush (Bata no processador 2 berinjelas fatiadas assadas com 2 dentes de alho, suco de meio limão e 2 colheres de sopa de azeite de oliva. Depois misture 2 colheres de sopa de tahine e sal). 

Quais as dicas para deixar essa refeição ainda mais prática?

O sanduíche é uma opção prática e saudável, mas é possível deixar tudo ainda mais fácil para aqueles dias mais corridos. Dá para preparar vários e deixar na geladeira, prontos para pegar naquela hora da pressa antes de sair de casa.

Faça os sanduíches, sempre atentando para a data de validade de todos os ingredientes, e deixe em um pote, embalados com plástico filme ou papel alumínio dentro da geladeira, em uma prateleira que tenha boa visibilidade. Então, é só consumir durante a semana com a maior praticidade!

Os veganos e vegetarianos também podem se alimentar muito bem e de uma maneira muito prática com os sanduíches naturais. E o melhor: dá para variar nos recheios e não enjoar, tendo sempre uma boa opção para quando precisar de uma refeição rápida!

E então, gostou das opções para os sanduíches vegetarianos? Para descobrir mais receitas e informações relevantes para os veganos e vegetarianos, assine nossa newsletter e receba nossas novidades por e-mail!