De origem nordestina, a tapioca é um dos pratos típicos brasileiros. O termo nomeia a farinha obtida a partir do amido da mandioca (também conhecida com aipim), e que pode ser recheada de diversas maneiras. 

Sem glúten, mas rico em amido (uma ótima fonte de carboidratos), o alimento “é muito usado como alternativa ao clássico pão francês, sendo conhecido por ser uma fonte rápida e prática de energia para o organismo“, como explica Jessica dos Santos, nutricionista da Superbom.

Jessica explica que isso ocorre porque quando os carboidratos são ingeridos, têm-se, constantemente, glicose na corrente sanguínea. “A glicose, por sua vez, é a principal molécula que dá energia às células do corpo – além disso, os carboidratos ainda são fundamentais para o funcionamento do cérebro.”

Em sua constituição, a tapioca também possui nutrientes importantes para a função muscular e óssea — como o manganês, o fósforo e o potássio.

E, vale lembrar, que essa iguaria brasileira ganha os nutrientes provenientes dos recheios escolhidos, como veremos no próximo tópico.

Possibilidades de recheios para a sua tapioca

A tapioca não contém muitas fibras e proteínas. Por isso, incluí-las nos recheios é uma forma de deixar o alimento mais saudável. Alguns exemplos são os vegetais, os legumes, os queijos e, até, as frutas, a chia, a linhaça, dentre outros alternativas.

A receita é simples. Basta colocar em uma frigideira a goma de tapioca peneirada — o suficiente para forrar o fundo do recipiente e em uma quantidade que ela não fique muito fina ou grossa (em torno de cinco colheres de sopa ) — e, em seguida, rechear com os produtos desejados. 

Lembramos que não necessariamente precisa de manteiga e que os recheios são da sua escolha!  

Agora, se você deseja praticidade, sem abrir mão do sabor, as dicas abaixo são perfeitas – em poucos minutos você prepara um lanche super saudável.

  • Tapioca com mel — o mel natural da Superbom, por exemplo, não contém conservantes ou glúten, e é uma boa opção para equilibrar a flora intestinal, cuidar da pele, combater a insônia, e reduzir o colesterol. Ele também é fonte de minerais, como ferro e potássio, e é rico em vitamina A, B, C e E;
  • Tapioca com geleia — dentre as geleias da Superbom, está a de morango com chia. Na sua composição está o morango inteiro, polpa de morango, suco de maçã polposo, chia em grãos (que é rica em fibras, selênio, magnésio e Ômega 3), estabilizante pectina cítrica e aroma natural de morango. Ainda, trata-se de um produto que não contém glúten, é rico em antioxidantes, ajuda no bom funcionamento das células do corpo, e, ainda, contém vitamina D, E, B1, B2 e B3; e 
  • Tapioca com queijos veganos — o Vegan Cheese Gourmet Parmesão da Superbom é composto por água, amido de batata modificado, óleo de coco, óleo de girassol, sal, extrato de levedura, aroma, ácido cítrico e concentrado de vegetais (cenoura, maçã e abóbora); e também não contém glúten.   

Você pode se interessar por esses outros conteúdos:

Baixe a coletânea “Viva Melhor”, um guia prático sobre nutrição

Qual é a importância dos carboidratos para uma alimentação saudável?

Descubra qual é a melhor hora do dia para tomar suco detox

Sanduíche natural: veja deliciosas receitas para veganos e vegetarianos!

5 benefícios das frutas e 5 formas de incluí-las na alimentação

Como fazer sopa de legumes para o ano todo

Sobre a Superbom 

A Superbom é uma marca com mais de 90 anos de tradição e dedicação máxima à qualidade na elaboração de cada um de seus produtos – que podem ser encontrados em vários pontos de venda espalhados pelo País!

Se você gostou deste conteúdo e faz questão de um estilo de vida saudável, acompanhe nosso blog. Nele, estão disponíveis uma variedade de assuntos relacionados à saúde, energia, alimentação saudável, além de outros temas voltados à qualidade de vida.

Aproveite, também, para conferir nossa última sugestão de receita: tapioca com resíduos de leite de amêndoas! Uma delícia que você acompanha o preparo em vídeo.

Siga a Superbom nas redes sociais:

Siga a Superbom no Facebook!Siga a Superbom no YouTube!Siga a Superbom no Instagram!