Ter plantas em casa é uma cultura que dura desde os primórdios da humanidade. Mas às vezes se torna complicado fazer com que todos os vegetais fiquem bonitos e bem tratados. O que muita gente não sabe é que essa manutenção pode ser realizada facilmente de forma sustentável. As diversas cascas e outros resíduos orgânicos que normalmente jogamos no lixo ao consumir suas partes “aproveitáveis” podem servir como recicladores nutricionais para as plantas.

E isso, claro, ajuda a melhorar o aspecto muitas vezes desgastado e cansado desses seres vivos. Para te ajudar fazer com que você utilize de forma adequada os resíduos orgânicos e consiga “salvar” suas plantinhas, o Blog da Superbom separou tr~es dicas para que você faça adubos naturais em sua casa. Anote!

 

dsc08462

Casca de banana – Junte algumas cascas e corte-as em cubinhos e, na sequência, pode distribuir o material nos arbustos, árvores e vasos. Sempre colocando na terra próximo ao “tronco’’ do vegetal.  A banana é rica em fósforo e potássio, propriedades muito importantes para a nutrição das plantas.

Adubo de legumes – Cascas de cenoura, chuchu, batata, abóbora, são excelentes adubos caseiros. Também é recomendado que se corte os restos em cubos e distribua-os nos vasos. Existe também a opção de você espalhar nos canteiros e jardins. Os legumes são muito ricos em vitaminas e ótimos para a nutrição e beleza das plantas.

Água de legumes e flores – Quando você cozinha legumes (preferivelmente sem sal e óleo) pode utilizar a água para regar as plantas. O mesmo deve ser feito quando tem um jarro com água e flores e essas murcham. O líquido estará carregado de nutrientes que podem incrementar à saúde  das plantas e melhorar o aspecto delas.

Para finalizar fica uma dica: é recomendado que o material seja reposto de três em três meses. É importante que, para colocar um novo, você retire o adubo antigo.

Fonte:  Bemzen