Remédio para gripe: na farmácia ou na sua refeição?

Embora algumas pessoas amem o inverno, outras já começam a sofrer com o frio e buscar remédio para gripe e resfriados nas farmácias.

Mas vale lembrar que a melhor maneira de lidar com um resfriado, gripe ou alergias durante a época mais fria do ano é se proteger para evitá-las.

Uma das soluções para isso está na variedade de alimentos vegetarianos, muito saborosos e ricos em vitaminas, minerais e macro nutrientes que nosso corpo precisa para se manter saudável e disposto.

Siga na leitura e descubra como os alimentos certos podem funcionar como uma espécie de remédio para gripe e resfriados.

Remédio para gripe ou para resfriado?

Antes de tudo, é importante saber a diferença entre gripe e resfriado – um resfriado tende a ser uma doença respiratória mais branda do que a gripe, mas que também merece atenção especial.

Sintomas comuns

Os sintomas da gripe geralmente são mais graves do que os sintomas do resfriado e ocorrem rapidamente:

  • Dor de garganta;
  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Dores musculares;
  • Congestão e
  • Tosse.

Já a gripe suína, em particular, também está associada a vômitos e diarreia.

A dor de garganta é um dos sintomas de um resfriado – e geralmente desaparece depois de um dia ou dois. Os sintomas nasais, como nariz escorrendo e congestão, podem aparecer acompanhados por uma tosse lá pelo quarto e quinto dias.

As crianças são mais propensas a ter febre em um resfriado, mas alguns adultos também podem apresentar o quadro.

Como evitar uma gripe ou resfriado?

O vírus responsável por ambas as doenças entra no organismo através das membranas mucosas do nariz, olhos e boca.  

Por isso, uma das melhores medidas para quem não quer tomar remédio para gripe ou resfriado é lavar as mãos com água morna e sabão por pelo menos 20 segundos – isso ajuda a soltar os germes da pele.

Além disso, vale analisar seus hábitos à mesa: alguns alimentos podem funcionar como um verdadeiro remédio para gripe – ou até em sua prevenção, já que o consumo frequente ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Saiba mais no próximo tópico.

 

Você pode se interessar por esses outros conteúdos:

Em busca de maior energia? Comece com uma alimentação balanceada

Alimentação e sono: saiba como equilibrar essa relação

Cuidados com a alimentação é a chave para evitar doenças sistêmicas, como diabetes e hipertensão

Escalda-Pés: saiba o que essa prática simples pode fazer por você

Quer ficar mais saudável? Invista nos exercícios aeróbicos!

Vegetarianismo: alimentos para uma pele bonita

 

Alimentação vegetariana: um bom remédio para a gripe?

Optar pelo consumo diário de legumes, frutas, folhas verdes, grãos integrais, feijão, legumes, oleaginosas, sementes e outras gorduras saudáveis ajuda a manter seu organismo forte e saudável – tornando o remédio para gripe algo desnecessário mesmo nas épocas mais suscetíveis do ano.

Existem muitas receitas à base de proteína vegetal que fortalecem seu sistema imunológico e ajudam a prevenir resfriados e evitar o consumo de remédio para gripe.

Alguns ingredientes – como alho, cebola, gengibre e açafrão – são comuns a muitas receitas e podem contribuir positivamente para afastar o risco de contrair uma gripe ou resfriado. Veja a seguir outros alimentos que também desempenham esse papel em sua saúde:

  • Sementes de abóbora: fonte confiável de zinco, mineral que desempenha um papel vital na imunidade, reforçando a função das células imunológicas e reduzindo a duração dos sintomas do resfriado;
  • Kefir: o consumo de probióticos, presentes em alimentos fermentados, pode diminuir o risco de contaminação, além de reduzir a gravidade e a duração dos sintomas;
  • Batata doce: rica em vitamina A e C, ajuda a combater os radicais livres que enfraquecem o sistema imunológico e também ajuda a eliminar os radicais livres, fortalecendo a imunidade no geral;
  • Mel: entre as receitas naturais, o mel é um poderoso remédio – beber chá com mel é uma maneira antiga, mas muito eficaz, de aliviar a dor de garganta.
    Tanto que um estudo da Clínica Mayo apontou que o alimento pode ser tão eficaz quanto um ingrediente comum de supressão de tosse, o dextrometorfano, encontrado em versões alopáticas do remédio para gripe.
    Como o mel é um alimento versátil, natural e que está amplamente disponível, pode valer a pena tentar – por isso trouxemos uma receita que une saúde e sabor:

Chá verde com Gengibre, Limão e Mel

Rende: 3 porções

Ingredientes

3 xícaras de água filtrada

½ colher se chá de gengibre em rodelas finas

3 fatias de limão

2 colheres de chá de chá verde

1 colher de chá de mel

Modo de preparo

  • Ferva a água junto com o gengibre;
  • Desligue o fogo e acrescente o chá verde;
  • Deixe descansar entrar por cinco minutos;
  • Coe, adicione a fatia de limão e o mel à mistura;
  • Sirva tanto quente como frio.

Como você pode ver, muitos alimentos vegetarianos podem funcionar como remédio para gripe. Acesse nossas receitas e descubra os prazeres de uma alimentação mais saudável!