Quando as temperaturas sobem, a pedida é sempre por lanches refrescantes e, de preferência, saudáveis. Os smoothies entram nesse time como uma ótima alternativa, repleta de nutrientes, fácil de fazer e são super versáteis. Para os veganos, vegetarianos e pessoas que tenham intolerância à lactose há versões muito saborosas!

Smoothies para o café da manhã

No café da manhã, vale investir em alternativas que tenham bom valor nutricional, para já começar o dia suprindo as necessidades do corpo com uma boa dose de energia. Veja algumas alternativas:

Vegetariano – abacate com banana

Coloque 3/4 de um abacate e uma banana nanica bem madura no liquidificador. Adicione um copo de iogurte natural, pedras de gelo à vontade e 1/4 de um copo de água. Bata até formar uma consistência bem cremosa.

Vegano – banana e morango

O segredo para manter seu smoothie cremoso sem o iogurte é usar a banana congelada na preparação. Você pode usar uma banana prata congelada e batê-la com 1 xícara de morangos frescos ou congelados também. Para substituir o leite ou seus derivados, use 1/2 xícara de leite de coco.

Como esse smoothie fica bem cremoso, você pode servi-lo em uma tigela e ainda decorar com algumas castanhas ou granola.

Para matar a fome no lanche da tarde

Que tal um lanchinho leve para o meio da tade? Um smoothie é refrescante, não pesa e ainda dá aquela carga de nutrientes que seu corpo precisa para continuar o dia! Veja:

Para quem tem intolerância à lactose: frutas vermelhas 

As frutas vermelhas são saborosas e ricas fontes de antioxidantes, que evitam o envelhecimento precoce. Congeladas, elas dão ao smoothie uma textura de sorvete saborosa e bem leve. Bata no liquidificador uma xícara de frutas vermelhas variadas congeladas: amora, mirtillo, morango ou cereja e adiciona 1/2 xícara de leite vegetal.

Smoothies funcionais para quem faz exercícios

Quem faz exercícios sabe que para ganhar massa muscular e até para ajudar a perder peso, o consumo de proteínas é fundamental. Por isso, o Whey Protein, que é um concentrado de proteína extraído do leite, é ingrediente garantido no smoothie de quem faz dieta.

Smoothie de chocolate proteico

Adicione em seu liquidificador um scoop de whey, 1/2 abacate, 1 colher de sopa de cacau e 1 xícara de leite de amêndoas. Bata tudo até formar uma consistência cremosa. Você pode consumir esse smoothie antes ou depois do treino.

Versões incrementadas para quem quer inovar

Não é só porque o smoothie é considerado uma opção leve e saudável que ele não pode ser incrementado para virar uma sobremesa ou até mesmo uma refeição. 

Vegetariano – smoothie de açaí com paçoca

Bata no liquidificador 50g de polpa de açaí congelada com 200ml de leite desnatado. Se quiser, pode adicionar 4 morangos ou uma banana congelada. Depois de batido, esfarele uma paçoca sobre o copo ou tigela e antes de comer misture no smoothie.

Como você viu, há opções de smoothies para veganos, vegetarianos, intolerantes à lactose e até para quem treina e faz dieta. Todas elas são muito fáceis de fazer e trazem ingredientes saudáveis que certamente vão deixar o seu dia mais nutritivo e cheio de energia!

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