Exercícios aeróbicos são aqueles voltados para qualquer tipo de condicionamento cardiovascular – por isso muitas pessoas costumam chamá-los de “cardio”. Podem incluir atividades como caminhar, nadar, correr ou andar de bicicleta.

Por definição, o termo significa “com oxigênio”. Sua respiração e frequência cardíaca tendem a aumentar durante atividades aeróbicas. Os exercícios aeróbicos ajudam a manter o coração, os pulmões e o sistema circulatório saudáveis.

Eles são diferentes dos exercícios anaeróbicos – atividades como levantamento de peso ou sprints, que envolvem rápidas explosões de energia e são realizados com o máximo de esforço por um curto período de tempo. Já os exercícios aeróbicos são realizados por um período prolongado de tempo.

Leia este artigo e saiba mais sobre exercícios aeróbicos – não só seus benefícios, tipos de atividade e até dicas para realizar em casa e na academia. Apenas lembre-se que é essencial conversar com o seu médico antes de iniciar uma nova rotina de exercícios aeróbicos.

Exercícios aeróbicos: bons para a saúde física e mental

A prática de atividades físicas é fundamental para manter seu corpo e sua mente saudáveis e ativos por mais tempo. Incluir este hábito em sua rotina traz inúmeros benefícios – confira nos tópicos a seguir:

1) Melhora a saúde cardiovascular

O exercício aeróbico é recomendado pela maioria dos profissionais da saúde, especialmente para pessoas com risco de doença cardíaca. Isso porque ele fortalece o coração e ajuda a bombear o sangue de maneira mais eficiente por todo o corpo.

2) Reduz a pressão arterial

O exercício cardiovascular contribui para o controle dos sintomas da pressão alta, permitindo que o organismo usufrua de uma baixa na pressão arterial. Isso ocorre porque, segundo os médicos, a atividade física  diminui o percentual de gordura corpórea e auxilia nos níveis de glicemia colesterol – sem contar que fortalece a estrutura óssea e muscular.

3) Regula os níveis de açúcar no sangue

A atividade física cotidiana ajuda a regular os níveis de insulina, reduzindo o açúcar no sangue e afastando o risco do diabetes. Ao mesmo tempo, ajuda a manter o peso corporal sob controle.

Com a prática de exercícios há um estímulo à produção de GLUT-4 – proteína que recolhe a glicose excedente na circulação, jogando-a dentro da célula – e a pessoa precisa de menos insulina para absorver o açúcar..

4) Controla ou reduz dores crônicas

Pessoas que sofrem com dor crônica nas costas podem obter muitos benefícios com a prática de exercícios aeróbicos – especificamente atividades de baixo impacto, como natação ou hidroginástica.

Através deles é possível:

  • Recuperar a função e a resistência muscular;
  • Perder peso, o que pode reduzir ainda mais a dor crônica nas costas.

 

CONTEÚDOS RECOMENDADOS

Alimentação Esportista: gordura do bem

 

Alimentação e exercícios físicos amenizam a TPM

 

5 dicas essenciais para criar o hábito de fazer exercícios físicos!

 

5) Melhora o humor

Movimentar o corpo também pode melhorar o humor. Em um estudo envolvendo pacientes que sofrem de depressão, os participantes caminharam em uma esteira fazendo intervalos de 30 minutos por sessão. Após 10 dias, todos eles relataram uma redução significativa em seus sintomas de depressão.

Estes resultados sugerem que a prática de exercícios, mesmo por um curto período de tempo, pode ter um grande impacto no humor e na autoestima dos indivíduos.

Tão importante quanto praticar exercícios aeróbicos é manter sua hidratação em dia. Para isso, beba água (cerca de 1,5 a 2l por dia) e aposte em chás e sucos naturais saudáveis – a Superbom tem uma linha completa de sucos que pode te ajudar a manter a hidratação.

Clique aqui para continua lendo.