Exercícios aeróbicos são aqueles voltados para qualquer tipo de condicionamento cardiovascular – por isso muitas pessoas costumam chamá-los de “cardio”. Podem incluir atividades como caminhar, nadar, correr ou andar de bicicleta.

Por definição, o termo significa “com oxigênio”. Sua respiração e frequência cardíaca tendem a aumentar durante atividades aeróbicas. Os exercícios aeróbicos ajudam a manter o coração, os pulmões e o sistema circulatório saudáveis.

Eles são diferentes dos exercícios anaeróbicos – atividades como levantamento de peso ou sprints, que envolvem rápidas explosões de energia e são realizados com o máximo de esforço por um curto período de tempo. Já os exercícios aeróbicos são realizados por um período prolongado de tempo.

Leia este artigo e saiba mais sobre exercícios aeróbicos – não só seus benefícios, tipos de atividade e até dicas para realizar em casa e na academia. Apenas lembre-se que é essencial conversar com o seu médico antes de iniciar uma nova rotina de exercícios aeróbicos.

Exercícios aeróbicos: bons para a saúde física e mental

A prática de atividades físicas é fundamental para manter seu corpo e sua mente saudáveis e ativos por mais tempo. Incluir este hábito em sua rotina traz inúmeros benefícios – confira nos tópicos a seguir:

1) Melhora a saúde cardiovascular

O exercício aeróbico é recomendado pela maioria dos profissionais da saúde, especialmente para pessoas com risco de doença cardíaca. Isso porque ele fortalece o coração e ajuda a bombear o sangue de maneira mais eficiente por todo o corpo.

2) Reduz a pressão arterial

O exercício cardiovascular contribui para o controle dos sintomas da pressão alta, permitindo que o organismo usufrua de uma baixa na pressão arterial. Isso ocorre porque, segundo os médicos, a atividade física  diminui o percentual de gordura corpórea e auxilia nos níveis de glicemia colesterol – sem contar que fortalece a estrutura óssea e muscular.

3) Regula os níveis de açúcar no sangue

A atividade física cotidiana ajuda a regular os níveis de insulina, reduzindo o açúcar no sangue e afastando o risco do diabetes. Ao mesmo tempo, ajuda a manter o peso corporal sob controle.

Com a prática de exercícios há um estímulo à produção de GLUT-4 – proteína que recolhe a glicose excedente na circulação, jogando-a dentro da célula – e a pessoa precisa de menos insulina para absorver o açúcar..

4) Controla ou reduz dores crônicas

Pessoas que sofrem com dor crônica nas costas podem obter muitos benefícios com a prática de exercícios aeróbicos – especificamente atividades de baixo impacto, como natação ou hidroginástica.

Através deles é possível:

  • Recuperar a função e a resistência muscular;
  • Perder peso, o que pode reduzir ainda mais a dor crônica nas costas.

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5) Melhora o humor

Movimentar o corpo também pode melhorar o humor. Em um estudo envolvendo pacientes que sofrem de depressão, os participantes caminharam em uma esteira fazendo intervalos de 30 minutos por sessão. Após 10 dias, todos eles relataram uma redução significativa em seus sintomas de depressão.

Estes resultados sugerem que a prática de exercícios, mesmo por um curto período de tempo, pode ter um grande impacto no humor e na autoestima dos indivíduos.

Tão importante quanto praticar exercícios aeróbicos é manter sua hidratação em dia. Para isso, beba água (cerca de 1,5 a 2l por dia) e aposte em chás e sucos naturais saudáveis – a Superbom tem uma linha completa de sucos que pode te ajudar a manter a hidratação.

Dicas de aplicativos focados em exercícios aeróbicos

A prática de exercícios físicos é altamente benéfica para a saúde e para o bem-estar das pessoas. O ideal é que eles sejam executados com base em orientações de profissionais da área de saúde esportiva.

Caso você tenha algum imprevisto e tenha que faltar ao seu compromisso na academia, alguns aplicativos podem ajudar a manter a regularidade de sua rotina com dicas de exercícios que você pode realizar em casa.

Listamos aqui algumas sugestões.

  • Noom (Apple Store / Google Play): o aplicativo permite que seus usuários adotem um estilo de vida mais saudável através da adoção de planos personalizados de alimentação e exercícios, rastreadores de alimentos e peso, além de contar com treinadores pessoais para ajudar a identificar o que realmente os impedem de perder peso por conta própria;
  • Treino em casa (Google Play): o aplicativo dispensa aparelhos e outros acessórios – o usuário utiliza apenas o peso de seu corpo. Os exercícios são elaborados com o suporte de especialistas e o app ainda oferece recursos como guia de voz (TTS), descrições precisas e animações para evitar o risco de lesões ao fazer o movimento errado;
  • Strava (Apple Store / Google Play): através do app é possível controlar distância, velocidade e resistência na prática de corrida ou ciclismo. O usuário pode ainda monitorar seu desempenho ao longo do tempo e compartilhar estatísticas com os amigos para inspirar e estimular os bons resultados de todos;
  • BTFIT (Apple Store / Google Play): o aplicativo conta com vídeo-aulas e treinadores online que ajudam o usuário a personalizar o treino e realizar exercícios aeróbicos, ABS, bootcamp, entre outras;
  • Sworkit (Apple Store / Google Play): além das opções de exercícios aeróbicos, conta ainda com outros tipos de atividade – como treinamento de força ou alongamento. Ele conta com um temporizador de cinco a 60 minutos e tem demonstrações em vídeo de como fazer todos os exercícios, um recurso muito útil para quem está iniciando a prática ou retornando depois de um tempo parado.

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