Café: uma bebida tradicional e histórica no mundo. Foi descoberto na Etiópia no século III a.C por Kaldi, um pastor de cabras, que percebeu que seu rebanho ficava mais agitado quando comia uma frutinha vermelha que existia nos campos por onde pastoreava. Depois de muito tempo, após ser cultivado pela França, na região da guiana francesa, o café foi trazido ao Brasil pelo Sargento Francisco de Melo Palheta, onde o produto se adaptou ao clima da região sudeste e  hoje tem o seu alto cultivo em Minas gerais.

Mas essa bebida tão consumida, na verdade, pode apresentar sérios riscos a saúde. Estudos publicados pela revista Mayo Clinic Proceedings, diz que, quando consumido por mais de quatro doses diárias, o café aumenta a probabilidade de morte antes dos 55 anos, onde quem gosta da bebida consome muito mais que isso. Suspeita-se que o consumo do café em excesso afeta negativamente o metabolismo do corpo, superando assim os poucos benefícios que a bebida pode trazer.

Em dezesseis anos de estudo sobre o café, foram registradas 2.500 mortes por decorrências de problemas de saúde causados pela bebida. Quase um terço por motivos relacionados ao coração e doenças arteriais. Pessoas que costumam ingerir café, na grande maioria, são propensos a fumar ou possuem pulmões e coração menos saudável. O café estimula a liberação de adrenalina, inibe a atividade da insulina e também aumenta a pressão sanguínea e os níveis de homocisteína, substância química prejudicial à saúde que traz doenças cardíacas e demência.

Uma boa substituição para o café é a vitamina de frutas. Além dar sustentação, é rica em muitas vitaminas e minerais, podendo ser adicionadas várias frutas diferentes e produzir um sabor muito agradável. Não tem contraindicação e pode ser repetida a dose sem culpa, além disso, as frutas também tem poderes medicinais e antioxidantes.

Confira algumas frutas que podem ser adicionadas na sua vitamina e seus componentes:

Abacaxi: contém vitaminas A, B1 e C.
Abacate: é riquíssimo em vitamina E.
Banana:  fonte de vitaminas A, B1, B2 e C.
Limão: vitaminas do complexo B e vitamina C.
Laranja: rica em vitamina C.
Mamão: vitaminas A, C e do complexo B.
Maçã: contém vitaminas B1 e B2.
Maracujá: vitaminas A, C e do complexo B.
Melão: rico em vitaminas A, C e do complexo B.
Melancia: vitaminas A, C e do complexo B.
Morango: rico em vitamina C.
Pêra: vitaminas A, C e do complexo B.
Uva: vitaminas do complexo B e vitamina C.

 

Não arrisque a sua saúde, se beneficie do poder que as vitaminas de futas têm!