Comemorado em 8 de março, o Dia Internacional das Mulheres é um momento de reflexão sobre como conquistar e conquistar o universo feminino, mas também para olhar com mais carinho para você!

Uma dieta saudável, voltada para as necessidades das mulheres, pode ajudar a aumentar a disposição, atenuar os desconfortos da terapia das mulheres com a perspectiva de aumentar o grau de osteoporose, diabetes e esclerose múltipla.

Ficou interessada? Então conheça os alimentos que são verdadeiros aliados da saúde das mulheres!

Conheça as melhores alimentos para a saúde das mulheres

Apostar em um estilo de vida saudável, que priorize as frutas, verduras e legumes e limite o consumo de açúcar e gorduras faz bem para mulheres de todas as idades. No entanto, alguns alimentos podem ganhar mais destaque na sua dieta em determinadas fases para suprir necessidades específicas. Entenda!

Mantenha sua mente mais ativa

Conciliar carreira, estudos, família e amigos não é fácil, mas as mulheres são multitarefas e sempre acabam dando um jeito de fazer tudo caber nas 24 horas do dia! Para ter disposição, uma mente mais ativa e dar conta de tudo, invista nos seguintes alimentos:

Vegetais de folhas verde escuras

Além de serem ricos em antioxidantes, que combatem o envelhecimento precoce, esse tipo de vegetal contém luteína, que ajuda a preservar seus neurônios e, consequentemente, sua capacidade cognitiva, dos efeitos naturais do tempo. 

Chocolate amargo

Além de ser rico em magnésio, ferro e fibras, o chocolate amargo é fonte de flavonoides, o que ajuda a melhorar a circulação de sangue no cérebro e traz benefícios para o raciocínio, a memória e, como você já deve saber, o humor. Só não vale exagerar!

Granola

Quer começar o dia com a disposição em alta para enfrentar uma agenda cheia? Então aposte no poder da granola. Como contém carboidratos de baixo índice glicêmico, ela fornece energia para o cérebro funcionar bem sem provocar picos de fome pouco depois.

Além disso, a mistura é rica em selênio, mineral que tem um papel importante na preservação da capacidade de raciocínio.

Passe longe dos sintomas da TPM

Irritabilidade, dores nos seios, indisposição e retenção de líquidos. Esses são só alguns dos sintomas com os quais a mulher precisa lidar durante a tensão pré-menstrual, a famosa TPM. Tanto desconforto é provocado pelo aumento nos níveis de progesterona e diminuição da serotonina, neurotransmissor que ajuda a promover a sensação de bem-estar.

Para evitar que os sintomas da TPM afetem a sua rotina e diminuam a sua disposição, uma boa ideia é apostar nas atividades físicas que, além de fazerem bem ao organismo de maneira geral, liberam endorfina, hormônio que promove prazer e relaxamento. Além disso, invista em alimentos ricos nos seguintes nutrientes:

Vitamina B

O nutriente presente nos cereais integrais e nos vegetais de folhas verde escura ajuda a diminuir as dores de cabeça e aquela vontade intensa de comer chocolate e outras guloseimas pouco saudáveis.

Magnésio

Alimentos ricos nesse mineral também ajudam a dar um basta na vontade por doces, a diminuir o apetite e aplacar a dor de cabeça. Por isso, inclua no cardápio oleaginosas como castanhas e nozes, abacaxi e cenoura.

Triptofano

Esse aminoácido é uma espécie de precursor da serotonina e, por isso, ajuda a aumentar a sensação de bem-estar e disposição, que costuma diminuir nessa fase. Entre os alimentos ricos em triptofano destacam-se soja, feijão, lentilha, arroz, grãos integrais e oleaginosas.

 

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