A alimentação tem um papel importante na nossa qualidade de vida e de melhoria em vários aspectos físicos e metabólicos. A qualidade da pele é um desses aspectos que podem ser significativamente melhorados com uma alimentação equilibrada e pensada para beneficiá-la – e tudo começa com o aumento do consumo de alimentos ricos em antioxidantes.

Mas você sabe quais são os alimentos ricos em antioxidantes para a pele e como fazer para adicioná-los em suas refeições diárias? Nesse artigo, damos algumas dicas.

O que são antioxidantes e por que eles são importantes para a pele?

Antioxidante é o nome dado a um composto nutricional que tem como principal característica a capacidade de agir contra a ação de radicais livres nos tecidos corporais. Radicais livres são substâncias produzidas em várias situações do nosso dia a dia (poluição, prática de atividades físicas, consumo de álcool e tabaco, processo natural de envelhecimento) e que podem lesionar a qualidade de tecidos corporais diversos – em especial a pele.

A ação dos radicais livres na pele é a principal responsável por seu aspecto envelhecido, sem brilho e sem elasticidade. Por isso, o consumo regular de alimentos ricos em antioxidantes pode ajudar a melhorar esse aspecto visual, deixando a pele mais jovem, sedosa e elástica.

Quais são os alimentos ricos em antioxidantes para a pele?

A composição da sua alimentação pode ajudar a aumentar ou reduzir a produção de radicais livres no dia a dia. Por isso, se você quer melhorar a qualidade da pele, além dos cuidados cosméticos que devem manter diariamente (como hidratar o tecido e usar protetor solar) deve aprender quais alimentos precisa valorizar nas refeições para garantir que ela se mantenha jovem, sedosa e saudável.

Alimentos ricos em Vitamina A

O primeiro grupo de alimentos ricos em antioxidantes para a pele, sem sombra de dúvidas, são as frutas e vegetais fonte de vitamina A. A vitamina A é um dos nutrientes mais importantes para a qualidade da pele e é amplamente encontrada em produtos de origem vegetal com a coloração alaranjada ou amarelada.

Alimentos ricos em Vitamina C

É importante falar também da relevância de outra vitamina com ação antioxidante para a nossa saúde: a vitamina C. Esse é provavelmente o antioxidante mais conhecido da nossa dieta diária é e facilmente encontrada em frutas cítricas e alguns vegetais.

Alimentos ricos em Vitamina E

Ainda no campo das vitaminas, a vitamina E também tem ação antioxidante importante. Ela é encontrada em alimentos vegetais com maior teor de gordura, como o abacate, o açaí e a grande maioria de oleaginosas (como as nozes e castanhas).

Alimentos ricos em minerais

Minerais também podem oferecer ação antioxidante para a nossa saúde. O zinco, o selênio e o magnésio são minerais facilmente encontrados em cereais integrais, oleaginosas e alguns legumes e que também tem ação protetora para os tecidos da pele.

Como posso adicionar esses alimentos ricos em antioxidantes na minha rotina?

Para quem mantém uma alimentação rica em produtos de origem vegetal (como a vegetariana e a vegana) existe um ganho duplo quando o assunto é ação antioxidante. Primeiramente, podemos apontar a retirada dos produtos de origem animal da dieta, que ajuda na redução da produção de radicais livres naturais pelo organismo humano. E o segundo ponto a ser levado em consideração é o consumo significativo de alimentos ricos em antioxidantes.

Por isso, para conseguir garantir que você consuma antioxidantes suficientes para manter a sua pele saudável, algumas receitas podem te ajudar:

Suco de laranja com mamão

Ingredientes
  • 1 laranja com bagaço;
  • 1 mamão papaya
  • 1 colher de sopa de aveia.
Modo de preparo

Descasque a laranja (mantendo o bagaço) e o mamão. Coloque em um liquidificador junto com a colher de aveia e um copo de água mineral. Bata bem. Sirva com cubos de gelo no café da manhã ou como opção para a ceia a noite.

Salada de frutas cítricas

Ingredientes
  • 1 laranja;
  • 3 rodelas de abacaxi;
  • 1 cacho de uva;
  • 5 morangos;
  • 1 kiwi;
  • 1 ameixa;
  • 1 maracujá doce.
Modo de preparo

Descasque e pique todas as frutas em pedaços. Retire as sementes do maracujá doce. Misture tudo em uma vasilha grande e sirva ainda fresco para aproveitar ao máximo a concentração de vitamina C.

Vitamina de açaí com castanha de caju

Ingredientes
  • 250mL de açaí não adoçado;
  • 1 banana;
  • 2 morangos;
  • 50g de castanha de caju.
Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador, obtendo uma bebida de coloração roxa bem homogênea. Saboreie gelado, logo após o preparo.

Macarrão integral com molho de tomate

Ingredientes
  • 500g de macarrão integral;
  • 5 tomates italianos;
  • 1 dente de alho;
  • 1 cebola;
  • Sal, azeite e pimenta do reino a gosto.
Modo de preparo

Coloque para ferver um pouco de água com sal em uma panela. Enquanto isso, lave e pique os tomates em pequenos cubos. Repita o processo com a cebola e com o alho.

Quando a água estiver fervendo, adicione o macarrão e deixe cozinhar. Enquanto isso, prepare o molho. Coloque uma frigideira com azeite no fogo, adicione a cebola, deixe dourar e em seguida coloque os tomates e o alho. Deixe refogar por alguns minutos, até que o conteúdo fique bem macio e aromático. Tempere com sal e pimenta e reserve.

Escorra o macarrão quando estiver pronto. Sirva em um prato e coloque sobre ele o molho de tomates e cebolas picadas. 

Apesar dessas dicas básicas já lhe ajudarem a seguir um padrão de alimentação mais rica em antioxidantes, a ajuda de um nutricionista é essencial na montagem de um cardápio ideal para a sua saúde. Em conjunto com esse especialista, conte sempre com o suporte e orientação de um dermatologia para acompanhar o que mais pode ser feito para garantir a saúde da sua pele.

Gostou desse artigo? Assine a nossa newsletter e não perca nossas novidades!

Amplie seus conhecimentos sobre nutrição para vegetarianos, entre outras dicas importantes! Baixe agora o e-book Vegetarianismo – Mitos e Verdades.