Quando você tem um dia ruim, com certeza escuta alguém falar para não deixar de pensar positivo para resolver as questões que te atrapalham, não é mesmo?

O pensamento positivo é uma daquelas atitudes que só depende da gente. Mas será que manter o foco em bons pensamentos realmente faz com que o cenário, fora da nossa cabeça, realmente mude?  Isso é o que vamos discutir nesse artigo!

O que é o pensamento positivo para a ciência?

Falamos muito de pensamento positivo de maneira informal, como se fosse um simples conselho que a gente dá para uma pessoa querida. Mas o pensamento positivo é bastante estudado pela ciência, para entender os benefícios que ele pode trazer para qualquer pessoa.

Um estudo médico conduzido por uma universidade de Chicago, por exemplo, mostrou que pessoas com problemas cardíacos que tinham melhor visão de futuro do que aquelas que não acreditavam que iam melhorar, conseguiam ter expectativa de vida significativamente maior.

E se pensarmos que o pensamento negativo nada mais é do que um quadro de estresse instalado no nosso corpo, mesmo que momentaneamente, ele realmente pode agravar quadros cardíacos e piorar a situação clínica do paciente.

Outro estudo americano, em Boston, observou situação parecida. Acompanhando por 12 anos voluntários de diferentes características, eles puderam constatar que os que eram capazes de controlar melhor suas emoções tinham menos chance de desenvolver problemas cardíacos ou até mesmo de falecer repentinamente por um ataque do coração.

E não é apenas a atividade do coração que se beneficia com o pensamento positivo. Cientistas canadenses já conseguiram provar que a sua visão de mundo modifica, literalmente, a maneira como seu córtex visual processa as informações que você enxerga. E quanto mais positivo você é, maior capacidade tem de reconhecer detalhes de uma determinada imagem, quando comparado com alguém que vive com mau humor.

Quais são os benefícios do pensamento positivo para a minha saúde?

Se a ciência fala que faz bem, então o pensamento positivo é realmente algo que pode trazer benefícios para a sua vida, certo? Mas o que nós realmente percebemos na nossa saúde quando começamos a ver os dias através de “óculos cor de rosa”?

Um pensamento positivo pode nos deixar mais disposto a encontrar a solução de algum problema. É ele que nos faz seguir em frente e querer crescer para se tornar uma pessoa melhor.

O mesmo funciona para quando precisamos cuidar da nossa saúde. O organismo responde de maneira mais positiva quando acreditamos que vamos nos curar de alguma doença, afinal, por estar confiante você vai seguir o tratamento médico com mais dedicação e prestar mais atenção nos cuidados que precisa ter para melhorar.

O mesmo acontece com o pessimismo?

Falar só dos benefícios do pensamento positivo nos faz acreditar que o pessimismo então deve ser deixado de lado na nossa rotina, certo? Não é bem assim que funciona. Ser pessimista também é importante em alguns momentos de nossas vidas, já que ser otimista demais pode ser prejudicial.

O pensamento positivo em excesso leva o indivíduo a enxergar a realidade com outros olhos, como já discutimos anteriormente, e isso pode tirar a clareza que ela exige que tenhamos em alguns momentos. Por mais que ser positivo faça muito bem para a saúde, é preciso ter cuidado para não deixar que ele mascare situações em que você precisa ter uma visão crítica.

Pessimistas, por exemplo, lidam melhor com frustrações e eventos ruins do que uma pessoa otimista, visto que elas já se preparam para isso. É claro que não significa que você precisa ser negativo todos os dias, mas um pouquinho de pessimismo em situações que demandam esse quadro de “alerta”, não faz mal a ninguém.

Como os alimentos influenciam nos meus pensamentos?

Alimentar-se de maneira equilibrada ajuda a produzir maior sensação de bem-estar no nosso dia a dia. Você pode reparar que, em um dia que se alimenta de maneira irregular, fica mais mau humorado e indisposto – o que pode deixá-lo menos otimista para enfrentar a rotina.

Comer bem, mesmo que de maneira indireta, ajuda a se sentir melhor e mais preparado para os desafios que serão enfrentados ao longo do dia. Por isso, escolher opções leves, nutricionalmente completas e saudáveis podem sim ajudar a manter um pensamento positivo!

Você é do time dos otimistas ou dos pessimistas? Ou convive bem com os dois sentimentos? Conte para a gente!

Quer receber receitas e dicas sobre vegetarianismo. Baixe o e-book gratuito “Vegetarianos: Como e onde viver”