Com a proximidade do verão, as temperaturas ficam mais altas e os dias mais longos. Que tal aproveitar essas horas a mais de luz natural para fazer um delicioso piquenique vegetariano?

Reúna os amigos ou a família, arme uma cesta com delícias que agradem todos os paladares e se prepare para curtir bons momentos. Não sabe para onde ir e está sem ideias de como organizar um cardápio prático e rápido? Nós te ajudamos com isso!

Saiba onde fazer seu piquenique vegano em 3 capitais!

São Paulo

1. Parque do Ibirapuera

Em 2017, o Parque do Ibirapuera foi o mais visitado da América Latina. Somente neste ano, 14 milhões de pessoas utilizaram seus 158 hectares para pedalar, correr ou simplesmente relaxar à sombra de suas mais de 500 espécies de árvores, o que torna o lugar ideal para o seu piquenique vegetariano.

Como o parque fica aberto até meia-noite, não é preciso nem mesmo esperar o fim de semana para aproveitar a paz do local. Que tal reunir a turma do escritório para fazer um programa diferente na sexta-feira depois do expediente?

2. Parque Buenos Aires

Localizado em Higienópolis, um dos bairros mais elegantes da capital paulista, é também conhecido dos moradores locais como Praça Buenos Aires, seu nome original. Mesmo estando encravado em uma área super movimentada da cidade, o espaço é um oásis de tranquilidade.

Charmoso e bem conservado, é perfeito para quem quer estender a toalha e passar a tarde jogando conversa fora com aquela companhia especial. Ah! e um dos pedaços mais fofos da praça é a área exclusiva para cães, onde eles podem correr à vontade, sem coleira e brincar com os outros animais.

Rio de Janeiro

1. Lagoa Rodrigo de Freitas

O local conta com uma das vistas mais bonitas do Rio de Janeiro e é ideal para quem quer combinar o piquenique vegetariano com uma atividade esportiva.

Depois de descansar, conversar com os amigos ou com a família e saborear as delícias preparadas para a ocasião, é possível alugar bicicletas para um passeio pela ciclovia, fazer uma caminhada de cerca de 7,5 km ou mesmo passear de pedalinho com as crianças. Imperdível!

2. Floresta da Tijuca

Acha a Lagoa bonita, mas quer fugir da agitação da capital fluminense? Então a dica é se refugiar na Floresta da Tijuca. O local é uma boa pedida para quem gosta de aventura e quer dar um tempo da poluição e do barulho excessivo tão característico das grandes cidades — em geral, os celulares nem costumam funcionar por lá.

Terceira maior área verde urbana do Brasil, a Floresta da Tijuca tem espaço de sobra para você fazer seu piquenique vegetariano e admirar a beleza da fauna e da flora locais. Para fechar o passeio com chave de ouro e voltar para casa com as baterias recarregadas, que tal um refrescante banho de cachoeira?

Salvador

1. Praia da Ribeira

Localizada na Cidade Baixa, a praia da Ribeira oferece para o seu piquenique vegetariano uma vista deslumbrante. Vá no final da tarde, quando o movimento de banhistas é bem menor e o sol já não está tão forte, e fique para observar o belíssimo pôr do sol.

Antes de ir embora, passe pela Sorveteria da Ribeira, que desde 1931 serve os sorvetes mais famosos da cidade. São mais de 60 sabores de frutas tropicais e exóticas, e um deles certamente vai encantar você.

2. Parque da Cidade

Sim, as praias da capital baiana são incríveis, mas quer tentar um programa diferente? Então que tal levar seu piquenique vegetariano para o Parque da Cidade? Criado em 1973, o espaço passou por uma grande reforma em 2014 e é ótimo para um piquenique vegetariano com a família e os amigos.

Além de 720 mil m2 de área verde, o Parque conta com estrutura completa: quadra poliesportivas, equipamentos de ginásticas, pista de cooper com 3,5 km de extensão e playground estão à disposição de adultos e crianças que quiserem passar uma agradável tarde por ali.  

O que levar para o  piquenique vegetariano?

Uma vez escolhido o lugar, chegou a hora de cuidar do cardápio! Para não errar na escolha, confira nossas dicas:

  • Com as temperaturas mais quentes, hidratação é fundamental! Além de água bem geladinha, invista em sucos 100% naturais, como os de uva, tangerina e maçã da Superbom.

  • De preferência aos alimentos fáceis de armazenar, transportar e consumir. Além de frutas como banana, maçã e tangerina, invista em snacks saudáveis e saborosos, como cookies de coco ou laranja e salgadinhos de lentilha, grão de bico ou  ervilha.

  • Por último, não se esqueça de levar uma toalha bem colorida, pratinhos, copos, talheres, guardanapos e um saquinho para recolher todo o lixo que você produzir!

E então, gostou de saber onde e como fazer um piquenique vegetariano capaz de agradar até mesmo aqueles que ainda não aderiram a esse estilo de vida? Se você quiser saber mais sobre vegetarianismo, baixe agora mesmo o nosso ebook Vegetarianismo: Mitos e Verdades.