Manter uma alimentação saudável é fundamental para a qualidade de vida. Os alimentos fornecem os nutrientes para nosso corpo funcionar plenamente e comer bem é uma das melhores formas de prevenir doenças. O consumo excessivo de gorduras saturadas, açúcares e sódio é um dos grandes causadores de doenças como infarto, obesidade e diabetes.

A alimentação saudável não está diretamente ligada a nenhuma dieta, mas sim ao equilíbrio entre os diversos grupos de alimentos que ajudam a manter o peso e ficar com a saúde em dia. Quem exagera em algum deles precisa fazer aquilo que os nutricionistas chamam de reeducação alimentar.

Devemos ficar atentos à quantidade e qualidade dos alimentos ingeridos, para obter as proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio, vitaminas e outros minerais necessários, sem que haja exageros ou carências.

Você conhecerá agora alguns alimentos para emagrecer com saúde, que não comprometem a sua nutrição diária. Confira!

Farelo de aveia

A aveia é um grão rico em minerais como cálcio e ferro. Possui vitaminas do complexo B e E, além de proteínas e fibras. Alguns de seus benefícios são: promover a sensação de saciedade por mais tempo, melhorar o funcionamento do intestino, diminuir o colesterol ruim e controlar o açúcar no sangue.

Ela pode ser encontrada em forma de farelo, farinha ou flocos. Como o farelo de aveia provém da camada externa do grão, ele é o que mais auxilia na dieta por possuir a maior concentração de fibras.

A indicação para consumo do farelo de aveia é de 3 colheres de sopa ao dia. É possível adicioná-lo a frutas, sucos, vitaminas ou receitas de tortas e pães. Para maior eficiência dos benefícios do farelo de aveia, é necessário beber bastante água durante o dia (cerca de 5 ou 6 copos). Esse procedimento é fundamental para que não ocorra a prisão de ventre.

Cogumelos

Existem diversas espécies de cogumelos, aqui no Brasil os mais consumidos são: Shitake, Shimeji, Cogumelo Paris, Portobello e Funghi Secchi. Eles são bons aliados para quem quer reforçar o sistema imunológico, proteger-se de doenças cardiovasculares e perder peso. Para você ter uma noção, cerca de 100 gramas de cogumelos contêm apenas 1 grama de gordura e não mais do que 40 calorias. Eles são excelentes fontes de fibras alimentares!

Não existe uma quantidade ideal para o consumo de cogumelos, mas um item tão gostoso e com tantos benefícios não pode ficar de fora de uma alimentação saudável. A única dica a ser seguida é evitar as versões em conserva, pois elas apresentam muito sódio.

Quinoa

A quinoa é um grão com tantos benefícios que pode entrar tranquilamente na lista de alimentos para emagrecer com saúde. Ela é consumida ao redor do planeta por pessoas que se preocupam com a saúde e buscam alimentos completos.

Naturalmente livre de glúten, ela é uma pequena semente cheia de fibras, vitaminas e minerais. Além desses nutrientes, a quinoa possui uma proporção elevada de proteínas quando comparada a outros grãos, sendo essa uma de suas vantagens mais apreciadas.

A proteína faz com que o metabolismo aumente, reduzindo o apetite significativamente. Ela também contém ferro, magnésio, fósforo, potássio, cálcio e vitaminas do complexo B e E.

Os tipos de quinoa encontrados mais facilmente nas lojas são a branca, vermelha e preta. É fácil usá-la na alimentação, pois substitui muito bem o arroz branco e é um ótimo complemento para saladas. Seus grãos cozinham rapidamente e seu sabor sutil faz com que ela seja um ingrediente versátil e discreto.

Batata-doce

Rica em nutrientes e antioxidantes, a batata-doce é encontrada com tranquilidade em feiras e mercados por um preço bem convidativo. O tubérculo é rico em ômega 3, ácidos graxos, magnésio, fósforo, potássio e vitaminas.

A batata-doce é muito apreciada por pessoas que estão em processo de ganho de massa muscular. Seus carboidratos são consumidos lentamente pelo organismo, o que aumenta a sensação de saciedade. O potássio presente também ajuda no combate às câimbras, algo que todo atleta precisa evitar.

Esses são 4 dos alimentos mais importantes para você incluir na sua dieta de emagrecimento. Compartilhe este texto nas suas redes sociais e auxilie outras pessoas a perderem peso com saúde!