O verão tem mesmo a cara da felicidade: é tempo de aproveitar as férias, curtir os amigos e se deliciar com um cardápio vegetariano bem leve e refrescante!

Adorou a ideia, mas não vai poder viajar? Não tem problema. Mesmo que você tenha que ficar na cidade, é possível aproveitar a estação mais quente do ano em tudo que ela tem de melhor.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas de passeios e comidinhas veganas e vegetarianas para fazer o seu verão inesquecível em qualquer lugar. Saiba mais!

Dá para curtir o verão mesmo sem praia!

Não tem praia? Então vamos de piscina! As capitais brasileiras oferecem diversas opções de complexos aquáticos onde você pode passar um dia divertido com os amigos e a família, de graça ou pagando pouco. Confira!

Em São Paulo

Estádio do Pacaembu

A piscina de proporções olímpicas do estádio está disponível gratuitamente para os moradores da capital que quiserem dar um mergulho refrescante durante os dias quentes do verão.

Para poder aproveitar o complexo esportivo, que funciona de terça a domingo, das 8 h às 17 h, é necessário associar-se levando uma cópia do RG, do comprovante de residência e duas fotos 3 X 4. Menores de idade também precisam de uma autorização dos responsáveis.

Mais informações:

Praça Charles Muller S/N – Pacaembu

Telefone: (11) 3664-4663

Sesc Itaquera

A unidade conta com um parque aquático perfeito para quem quer aproveitar os dias quentes com os amigos ou com as crianças. Além das piscinas, o espaço tem área verde, quadras de futebol, vôlei e poliesportivas, pomar, viveiros e quiosques com churrasqueiras, perfeito para quem quer reunir a turma para fazer aquele churrasco vegetariano!

Para poder utilizar as piscinas dos Sesc Itaquera é preciso ser trabalhador do ramo de bens, serviços e turismo e associar-se à instituição pagando uma taxa anual. Além disso, também é necessário realizar um exame médico, cobrado à parte.

Mais informações:

Av. Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 – Itaquera

Telefone: (11) 2523-9200

Em Belo Horizonte

Sesc Carlos Prates

Com uma área construída de 5.222 m², o espaço de lazer tem piscina semiolímpica e infantil, quadra de futsal, vôlei e uma área para quem quer se bronzear e relaxar no bairro de Carlos Prates, na capital mineira.

Além disso, a unidade sempre promove diversas atividades de esporte, lazer e cultura para os associados. Para participar, é necessário ser trabalhador no ramo de bens, serviços e turismo e pagar uma taxa anual.

Mais informações:

Rua Teófilo Otoni, 433

Telefone: (31) 3270-8100

Em Curitiba

Parque Ecológico Ouro Fino

Com cerca de 600 mil m2, o espaço abriga uma área de preservação ambiental e funciona de  terça a domingo e feriados, das 7 h às 18 h.

Além de se refrescar nas piscinas de água mineral e se divertir nos toboáguas e escorregadores do parque aquático, é possível observar diversas espécies da fauna e flora, fazer trilhas ecológicas ou só relaxar enquanto renova o bronzeado.

O local cobra uma taxa de ingresso individual de adultos de 13 a 59 anos. Para cada adulto pagante, uma criança entra gratuitamente, e as demais pagam metade do preço.

Mais informações:

Estrada Ouro Fino S/N

Telefone: (41) 3648-6001

Na hora da fome, vá de salada!

Se você quer aproveitar esses espaços de lazer com uma opção saudável e prática de refeição, não abra mão das saladas! Fáceis de preparar e super nutritivas, elas são perfeitas para esse tipo de programa porque são leves, fáceis de transportar e não deixam você com aquela sensação de cansaço provocada por pratos mais pesados.

Confira algumas sugestões para que seu cardápio vegetariano não precise se limitar ao clássico alface e tomate!

Salada de grão de bico vegana

Ingredientes:

1 xícara de grão de bico cozido

2 batatas médias cozidas e picadas em cubos grandes

200 g de cogumelos Paris fatiados

1/2 xícara de salsinha picada

1/2 xícara de cebola roxa picada

1/2 xícara de azeitonas pretas picadas

1 xícara de ervilhas

Suco de 2 limões grandes

1/4 de xícara de azeite

Sal a gosto

VeganCheese Parmesão Superbom para salpicar

Modo de preparo:

Refogue os cogumelos em um fio de azeite por cerca de 8 minutos e reserve. Em uma vasilha, misture todos os ingredientes e tempere com limão e sal, misturando delicadamente. Salpique o VeganCheese Parmesão Superbom por cima e leve para geladeira por no mínimo 4 horas antes de servir.

Salada de macarrão vegetariana

1/2 pacote de macarrão parafuso

1 xícara de alho-poró fatiado

1/2 xícara de milho em conserva

1/2 xícara de ervilha

1/2 xícara de pimentão picado

1 xícara de cenoura ralada

1 xícara de pepino picado em cubinhos

1/2 xícara de azeitonas verdes picadas

1/2 xícara de cebolinha picada

1 xícara de tomate picado

1/2 limão espremido

½ xícara de Maionese Vegetale Superbom

Sal a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe o macarrão até ficar al dente e reserve. Em uma vasilha, acrescente todos os vegetais e misture bem. Tempere com o sal e o suco de limão e misture a Maionese Vegetale Superbom. Acrescente o macarrão cozido e misture delicadamente. Leve à geladeira por pelo menos uma hora antes de servir.

Refresque-se com sucos de frutas!

Para um dia ainda mais refrescante, nada melhor do que um delicioso suco de fruta. Saudáveis e super nutritivos, eles refrescam, hidratam e ajudam o seu organismo a atingir a cota diária de vitaminas e nutrientes. Beba até 15 minutos antes das refeições!

Como a ideia é manter a praticidade nos seus passeios ao ar livre, aposte nas versões prontas, mas fique atento: nem todos os sucos de caixinha são iguais. Embora pareçam uma alternativa saudável, alguns deles contém altas doses de açúcar, corantes e conservantes que fazem mal à sua saúde.

Para evitar problemas, leia o rótulo, e invista naqueles que não levam nenhum açúcar ou aditivo e tenha como ingrediente apenas a fruta, como os da linha Fruto da Fazenda da Superbom.

Disponíveis nas versões, uva, tangerina e maçã, eles auxiliam a digestão, protegem o organismo contra doenças reumáticas e são 100% fruta. E não precisa mesmo de mais nada, não é mesmo?

Gostou de conhecer nossas dicas de como curtir o verão sem sair da sua cidade e com deliciosas opções vegetarianas e veganas? Então aproveite para descobrir o que fazer se você ganhou uns quilinhos a mais no inverno e quer deixá-los para trás na estação mais quente do ano!