Ninguém precisa ficar lembrando o quanto a água é necessária, certo?!  Você já ouviu na escola, em casa, na televisão, do médico. Principalmente no verão, o corpo precisa estar sempre abastecido desse líquido vital, responsável pelo transporte de nutrientes para as células,  pelo controle da temperatura corporal e parte do processo digestivo e circulatório.

A falta de água no organismo pode causar tontura, fraqueza, fadiga, dores de cabeça, todos sinais de desidratação. A maioria dos médicos indica o consumo de no mínimo 2 litros de água por dia.

Vamos entender de forma mais detalhada a razão pela qual precisamos beber água.

Regula a temperatura corporal

Principalmente para quem pratica exercícios físicos, a transpiração aumenta, eliminando líquido. Esse fator é muito importante para manter a temperatura do corpo estável. Perdeu? Reponha.

Auxilia na digestão

Durante a digestão, a água auxilia na produção das enzimas que participam das reações químicas. Contribui na produção do suco gástrico e da saliva, Além disso, a água ajuda no bom funcionamento do intestino.

Fortalece as defesas do organismo

Corpo hidratado é sinônimo de boa circulação sanguínea. Com isso, os nutrientes como o ferro são rapidamente levados às células, protegendo o organismo contra infecções. Outro fator importante é que, um corpo hidratado, elimina facilmente o sódio, responsável pela retenção de líquidos e inchaço.

Previne celulite

É pelo suor e urina que as toxinas presentes no nosso organismo podem ser eliminadas. Ingerir água diariamente torna esse processo mais eficiente, inclusive eliminando as toxinas causadoras da celulite.

O que você pode aprender sobre a água

Dicas importantes

– Beba água antes de sentir sede. A sensação de sede, é sinal de que o corpo está desidratado.
– Beba de oito a dez copos de água por dia. Para ajudar na meta, divida a quantidade ao longo do dia.
– Não gosta de beber água? Equilibre com sucos e chás. Mas lembre-se: água não é substituível.
– Que tal água com sabor? Umas gotinhas de limão e folhas de hortelã é uma  ótima opção.

Assista aqui o episódio 5 do reality “O Melhor Da Vida”