Seja por recomendação médica ou pela vontade de mudar os hábitos alimentares, a cada dia recebemos mais depoimentos de pessoas que estão deixando o café para aderir à outros tipos de bebidas não estimulantes.

Enquanto muita gente ainda acha que a cevada é cultivada apenas para a produção de cerveja, para o mercado de bebidas quentes já existe um grande espaço para ela. A utilidade do grão vai muito além da fermentação cervejeira.

O grão é rico em fibras, vitaminas B1, B2, magnésio, ferro, fósforo, zinco e, em menor quantidade, vitamina E e selênio, componentes fundamentais para manter a saúde em dia. Para quem não dispensa um bom café, mas tem problemas causados pelos malefícios da cafeína, a cevada é uma ótima alternativa para preparar a bebida.

Quer entender ainda mais sobre os benefícios da cevada? Confira nossa lista abaixo.

1. Auxilia no processo de emagrecimento

As fibras da cevada estimulam a saciedade, o que facilita o controle das porções durante as refeições. As vitaminas do complexo B presentes no grão ainda ajudam a manter o metabolismo em dia e dificultam o acúmulo de gordura.

2. Saúde cardiovascular

Incluir a cevada na alimentação é uma maneira de manter a saúde do sistema cardiovascular em dia. E mais uma vez as fibras tem um papel importante pois diminuem a absorção de colesterol no intestino, o que compromete a formação de placas nas paredes das artérias. É uma forma de prevenir a obstrução das artérias e, consequentemente, problemas como o infarto e outras complicações cardíacas.

Essa troca de hábitos traz diversos benefícios à saúde de quem quer mudar seu estilo alimentar. Além de ficar livre da perigosa cafeína, quem utiliza a cevada tem o benefício de desfrutar de antioxidantes, fibras, zinco, ferro, fósforo e uma série de vitaminas que trazem inúmeros benefícios à saúde.

3. Previne a Osteoporose

O cobre, magnésio e fósforo presentes na cevada contribuem diretamente para o fortalecimento dos ossos. A osteoporose, doença associada ao envelhecimento, aumenta a fragilidade dos ossos, e, consequentemente, eleva perigosamente o risco de fraturas graves, principalmente em pessoas de mais idade. 

Como preparar a Cevada

Diferente do café, a cevada possui um pó mais denso e, por isso, não é possível utilizar coar com o coador de papel. O processo de preparo é bem simples. Siga as instruções abaixo:

  1. Coloque 2 colheres (sopa) de Cevada em 1/2 litro de água fervendo;
  2. Misture bem e despeje em um coador de pano, para filtrar naturalmente;
  3. Adoce a gosto.

Para garantir a saudabilidade do produto, evite o uso de açúcar refinado para adoçar a bebida. Recomendamos mel, melado, açúcar mascavo ou o açúcar demerara. Agora que não há mais dúvidas sobre o preparo da sua cevada, é só acrescentá-la em suas refeições.

Sugestão Superbom

Para quem gostaria de incluir a cevada no cardápio, mas não sabe a melhor maneira de fazê-lo, a Superbom disponibiliza o produto de duas formas: torrada e moída ou solúvel. A primeira opção deve ser preparada da mesma forma que o café. A segunda é ainda mais fácil de fazer, uma vez que basta apenas adicionar o pó na água (ou leite, como preferir) diretamente no recipiente para consumo, sem a necessidade de coar. Ambas garantem que você tenha uma vida mais natural e saudável.
 
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