Atletas encaram uma rotina de muito esforço para chegar às competições

Muitas pessoas ao ver os maratonistas, pensam que eles não fazem mais nada além de correr, mas isso não é verdade. Os maratonistas são pessoas que se dedicam não só ao esporte e a saúde, mas também a casa, a família e ao trabalho. Muitos são advogados, médicos, professores e até mesmo gari, inclusive os garis podem ser considerados maratonistas já por profissão, onde chegam a correr 20km por dia, durante o expediente de trabalho.

Esses profissionais, depois de um longo dia de trabalho, ainda tem pique para os treinos que geralmente são feitos entre o fim da tarde e a noite. Esse é o horário preferido para os treinos, já que o sol está mais fraco e a temperatura mais amena.

A alimentação é algo fundamental para os maratonistas, onde o consumo de carboidrato, ferro, fibras, cereais, vitaminas e sais minerais estão no topo da lista. A hidratação também não pode ficar de fora para quem é acostumado a correr, são consumidos até 3 litros de água ao dia, mas essa quantia também pode ser dividida entre isotônicos e sucos revigorantes.

As roupas devem ser adequadas tanto para os treinos, quanto para as provas. Tecidos leves e que não retenham muito calor ou suor, calçados confortáveis e que amorteçam o impacto ao solo, boné, óculos escuros para proteger do sol e também o protetor solar ajuda na hora de enfrentar os quilômetros a serem percorridos. Caso prefira, também vale levar um MP3 ou IPod para ouvir uma música que dê incentivo, mas na hora da prova o que vale é a atenção, onde a música pode ficar para outra ocasião. A presença de um colega de treino pode ser agradável, isso também ajuda a dar incentivo e os treinos ficam ainda mais divertidos.

Tudo tem que estar perfeito para o dia das competições, a abstinência de gorduras saturadas dias antes da prova e o repouso necessário são prioridades. O preparo e concentração nos dias que antecedem a maratona são cruciais para um bom desempenho durante a prova, vale deixar de lado até mesmo as viagens de lazer para garantir os resultados finais.

Leia também:

Saiba a diferença entre maratonistas resistentes e rápidos

Conheça a OSC: sistema criado por maratonistas e ex-maratonistas

preparo para as competiçõesMas muito além de qualquer premiação, a maior satisfação que os maratonistas podem ter é garantir a saúde e a boa forma. A rotina de treinos e o preparo físico garantem uma vida mais completa e livre de doenças, inclusive aqueles que já estão em uma idade mais avançada, dizem que se sentem muito mais jovens pelo fato de manter o corpo sempre ativo e disposto.

A saúde com certeza é o maior prêmio de um maratonista!