Tenha uma digestão leve e sem mal estar 

Uma alimentação adequada e saudável deve restringir o consumo de qualquer tipo de bebida junto à comida. Ingerir líquidos junto com a comida, causa um efeito que interfere na digestão dos alimentos. Isso por que dificulta a ação dos ácidos gástricos do estômago, resultando em uma possível indigestão, flatulência ou gases.

Muitas pessoas afirmam que ao ingerir os alimentos junto com algum líquido, pode levar ao crescimento da barriga, porém, o que ocorre é que ao fazer uma refeição assim, a pessoa acaba por não mastigar o suficiente, pois o líquido ajuda na ingestão. Quando os alimentos não são mastigados corretamente, não oferecem a sensação de saciedade, levando a pessoa a comer mais do que o necessário e ganhar mais peso. Quanto mais se mastiga os alimentos, maior é a sensação de saciedade e a pessoa passa a comer menos.

A ingestão de líquidos durante as refeições também pode ocasionar a fermentação intestinal, pois os alimentos unidos aos líquidos, permanecem por mais tempo no sistema digestivo, isso gera distensão abdominal. Um outro problema que ocorre nessa má alimentação, é que o líquido faz com que seja produzida pouca saliva  pela mastigação, o que é prejudicial ao processo de digestão, pois a saliva contém um tipo de enzima que é fundamental para o processo digestivo.

Pessoas que sofrem de refluxo, gastrite ou outros problemas de estômago, o consumo de líquido junto às refeições pode agravar ainda mais esses problemas. Quando o estômago se contrai, os alimentos se misturam com o líquido, então ocorre maiores chances de um refluxo esofágico.

A vontade de comer vem mais cedo quando os líquidos são consumidos junto à comida, pois o processo de digestão ocorre mais rápido, dessa forma, incentivando a fome. É recomendado beber até 2 litros de água por dia e evitar líquidos 20 minutos antes da refeições e 20 minutos após a elas. Deixar de ingerir líquidos durante esses intervalos, traz a tendência de sentir menos fome e, por consequência disso, passar a comer menos. Muitas pessoas confundem fome com sede, passando a saciar a sensação que o cérebro emite de sede com comida. Mas beber mais água, faz com que se sinta menos vontade de comer sem ter necessidade.

beba dois litros de água por diaO ideal é fazer as três principais refeições do dia (café da manhã, almoço e jantar) sem ingerir líquidos e, durante os intervalos dessas principais refeições, consumir alguma fruta ou vitamina. Também vale lembrar que a refeição da noite deve ser composta por algum alimento leve, como por exemplo, as saladas. E lembre-se de levar em consideração que as refeições não devem ser acompanhadas por líquidos.

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