A respiração influencia diretamente a saúde

Com uma respiração adequada é possível aliviar o estresse e manter o equilíbrio emocional, assim sua rotina se torna menos maçante. Exercícios respiratórios ajudam a manter o corpo relaxado, a mente mais sã e o sistema respiratório trabalha mais aliviado, além de liberar a tensão causada pela rotina corrida que a maioria das pessoas enfrentam.

Segundo estudos realizados pela Clínica Cleveland, nos Estados Unidos, os exercícios respiratórios podem contribuir com vários fatores de saúde, entre eles estão:

  • Reduz a ansiedade e ajuda a controlar as dores corporais;
  • Contribui com uma melhor rotina de sono;
  • Diminui a necessidade de medicamentos para dores pós-cirúrgicas;
  • Proporciona menos complicações em recuperações pós-cirúrgicas;
  • Reduz o tempo necessário de internações;
  • A recuperação de saúde se torna mais rápida;
  • Fortalece do sistema imunológico;
  • Gera maior sensação de bem-estar e auto-controle.

A educação respiratória pode ainda reduzir a hipertensão, a depressão, ajudar a combater o envelhecimento precoce e o ganho de peso.

Como os órgão se beneficiam com uma respiração mais tranquila e regulada

O pulmão conserva a sua elasticidade, também a mobilidade dos músculos e do diafragma, aumentando assim a capacidade e o rendimento respiratório;

O sangue reduz a sua densidade, com menos moléculas de oxigênio, são disponibilizadas outras substâncias e diminui a pressão sanguínea;

O coração sofre menos esforço e os músculos cardíacos também. Dessa forma os batimentos cardíacos ficam menos sobrecarregados e funcionam com mais tranquilidade;

As funções cognitivas do cérebro são preservadas e a respiração rítmica adequada manda para o sistema nervoso central  a mensagem de relaxamento;

Também é gerado menos ácido láctico para produzir energia, dessa forma os músculos são aliviados, aumentando o rendimento físico.

3 passos uma respiração adequada

  1. A respiração deve se iniciar no abdômen, chegando até a região das costelas e atingir o tórax.
  2. Você deve treinar a respiração pela barriga, inflando o abdômen durante a respiração e murchando quando expirar.
  3. Solte o ar mais devagar do que inspirou, dessa forma aumenta a eliminação de gás carbônico e abre mais espaço nos pulmões para a entrada de oxigênio.

 

Infográfico sobre a respiração adequada

Com essa reeducação respiratória é possível manter o corpo e a mente mais saudável, pratique! 

Gostou desse assunto? Você pode nos acompanhar no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Sempre discutimos temáticas relacionadas à saúde e ao bem-estar!