Sempre que você lê no rótulo de um produto a informação “livre de gorduras trans”, sente-se mais tranquilo para incluir o alimento no cardápio da sua família, correto? Pois saiba que mesmo nesses casos é preciso ter atenção extra antes de efetivar a compra. 

Uma pesquisa realizada pelo Idec, o Instituto de Defesa do Consumidor, em parceria com o Nupens, o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo, revelou que 18,7% de 11 mil produtos analisados contêm ou podem conter gordura trans na sua composição, mas apenas 7,4% deles identificaram a presença dela no rótulo. 

Isso acontece porque de acordo com a legislação brasileira atual é possível estampar a mensagem “zero gorduras trans” mesmo em produtos com teores do ingrediente igual ou inferior a 0,1 grama por porção.

Dessa maneira, indústrias alimentícias podem manipular os tamanhos das porções para garantir que o valor de gorduras trans possa ser mencionado na embalagem como zero, mesmo que isso não seja exatamente verdade. Saiba mais!

Afinal, o que são as gorduras trans?

Fácil de produzir e de baixo custo, a gordura trans nada mais é do que uma gordura vegetal que é submetida a um processo de hidrogenação industrial com o objetivo de melhorar a textura e aumentar o prazo de validade dos produtos.

Embora alguns alimentos possuam gorduras trans naturalmente em sua composição, como o leite e a carne, sua presença é mais preocupante quando inserida artificialmente pela indústria alimentícia em produtos como bolos, bolachas, balas, chicletes, margarinas, salgadinhos, frituras e sorvetes. 

Por que as gorduras trans fazem mal à saúde?

As gorduras trans são umas das principais inimigas de quem busca levar uma vida mais saudável. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), seu consumo está associado à cerca de 500 mil mortes anuais. 

Entre os seus malefícios mais comuns, destacam-se:

  • aumento dos níveis de LDL, o chamado colesterol ruim, bem como do colesterol total;

  • redução dos níveis do HDL, também conhecido como colesterol bom;

  • aumento dos riscos de obesidade, especialmente da gordura na região do abdômen, a mais perigosa para a saúde;

  • ampliação dos riscos de doenças cardiovasculares, como infartos e derrames, e de problemas de memória;

  • aumento de processos inflamatórios, especialmente em pessoas com sobrepeso ou obesas.

É importante ressaltar que não existem níveis seguros de consumo das gorduras trans para quem deseja levar uma vida saudável e diminuir as chances de contrair problemas de saúde. 

Por isso, o ideal é não apenas reduzir, como eliminar de vez do cardápio o consumo de produtos que contenham essa substância. 

Você pode se interessar por esses outros conteúdos:

Cuidados com a alimentação é a chave para evitar doenças sistêmicas, como diabetes e hipertensão

Morangos ajudam a reduzir colesterol

Em busca de maior energia? Comece com uma alimentação balanceada

Como adotar uma dieta livre das gorduras trans?

Se a ideia é manter uma dieta livre de gorduras trans, tanto o vegetarianismo quanto o veganismo são excelentes alternativas, já que o cardápio base de quem adere a esse estilo de vida são alimentos  que, além de livres de qualquer tipo de insumo de origem animal, são saudáveis e saborosos, como frutas, verduras, legumes, cereais e oleaginosas.

Além disso, é importante buscar sempre comprar de empresas alimentícias com sólida tradição no mercado. Na hora de colocar o produto no carrinho de compras, priorize marcas reconhecidas pelo seu comportamento ético e comprometidas com o bem-estar do seus consumidores.

Dessa maneira, você tem a certeza de que as informações contidas no rótulo de cada produto realmente correspondem à realidade e não corre o risco de incluir na dieta da sua família produtos que tanto mal podem fazer à saúde!

A Superbom, por exemplo, está no ramo de produtos saudáveis voltados para vegetarianos e veganos há mais de 90 anos e tem entre o seus pilares trabalhar com responsabilidade e ética, oferecendo produtos com a máxima qualidade e grande valor agregado. Em palavras simples, nos nossos rótulos você pode confiar de olhos fechados!

Gostou de saber um pouco mais sobre a importância de manter uma dieta livre de alimentos  com gorduras trans? Então venha conhecer agora mesmo toda a linha de produtos Superbom e saiba como deixar seu cardápio mais saudável e muito mais saboroso!

Simulador Superbom