Pelo tanto que se fala mal, temos a ideia de que o glúten é um vilão atual, já que muita gente tem intolerância a essa substância, além de diversos especialistas alertarem sobre o papel determinante que ela pode exercer no aumento de peso. Essas questões são legitimas e verdadeiras, mas não podem ser utilizadas para extirpar de vez o material das nossas refeições.

O glúten é uma proteína encontrada em cereais como trigo, centeio e cevada. Ele faz mal para doentes celíacos que são incapazes de digerir adequadamente essa proteína, gerando sintomas como diarreia, dor e inchaço abdominal.

A capacidade de engordar atribuída a essa substância é, na verdade, causada por um misto de fatores. Normalmente o glúten é composto junto com gordura e sal, isso naturalmente faz com que seja potencializada a sua capacidade de aumentar o peso (bolos, bolachas ou biscoitos). Os tradicionais pães e torradas também contém glúten, mas só engordam se consumidos em grandes quantidades.

Bread group

Mas muita gente com medo da substância atrapalhar a dieta vem optando por deletar de vez o nutriente das refeições. Isso não é tão recomendado, já que especialistas garantem que os carboidratos são muito importantes por serem fontes primárias de energia para o organismo. A dica de sempre é saber dosar.

O equilíbrio é um importante aliado para adquirir uma vida saudável e regrada. Para que você saiba os alimentos que têm e os que não têm glúten, separamos uma lista para que você consiga articular de forma mais sábia suas refeições para que não tenha exageros nem ausência da proteína.

Alimentos com glúten (são feitos com trigo, cevada, centeio)

Bolachas, bolos, biscoitos, pão, torradas, cerveja e massas com farinha de trigo.

Alimentos sem glúten

Frutas, vegetais, arroz, milho, fécula de batata, açúcar, chocolate, cacau, sal, óleos, azeite e margarinas.

Fontes: Papo Feminino e Tua Saúde

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