O inverno, naturalmente, resulta em alguns quilinhos a mais para muita gente nessa época, afinal, sentimos mais fome e mais necessidade de produzir energia para nos manter aquecidos. Mas, com a chegada do verão, esses quilinhos extras podem incomodar, especialmente se você está querendo curtir uma praia ou os dias de calor com roupas mais confortáveis para essa estação.

Para lhe ajudar a perder os quilinhos a mais que ganhou no inverno, separamos algumas dicas!

Coloque em dia a prática de atividades físicas regulares

O frio pode espantar muita gente da academia, não é mesmo? As baixas temperaturas atraem muita gente para debaixo das cobertas e, por isso, com a proximidade do verão, é hora de fugir dessa situação.

Coloque em prática imediatamente a volta das atividades físicas regulares, que vão te ajudar a queimar mais calorias e, dessa maneira, retomar a forma física desejada.

Escolha exercícios que você já tenha o hábito de fazer, ou comece com alguma atividade que goste de praticar. Além disso, garanta que essa prática seja regular, chegando a duas ou três vezes na semana.

Equilibre a ingestão de todos os nutrientes

Nada de praticar dietas malucas que excluem ou aumentam o consumo de algum tipo de nutriente, como o carboidrato, a gordura ou a proteína. O importante agora é aprender a equilibrar a ingestão desses nutrientes, visto que todos são considerados essenciais para a saúde e, é claro, para que seu metabolismo corporal consiga funcionar adequadamente em busca da forma física ideal.

Caso você tenha dificuldades em equilibrar a ingestão de todos os nutrientes, é indispensável contar com a ajuda de um nutricionista nesse processo. Esse profissional vai lhe ajudar a garantir o consumo de todos os alimentos essenciais para a sua saúde, em um volume que lhe ajude também a perder os indesejados quilinhos a mais do inverno.

Hidrate-se com sucos de baixa caloria

A chegada do verão é também sinônimo de hidratação. Por isso, além da água, alguns sucos de baixa caloria podem lhe ajudar a garantir esse aspecto da saúde e ainda de quebra aumentar a sua ingestão de algumas vitaminas essenciais.

Suco de frutas como o limão, melão, melancia, maracujá e até a água de coco são algumas das alternativas de baixo valor calórico e muita qualidade nutricional.

Controle a vontade de comer doce

Para quem está em um processo de perder peso, a vontade de comer doce pode ser ainda maior do que o normal, afinal, você está reduzindo o consumo de calorias e o seu corpo acaba pedindo por formas mais rápidas de repor o que está perdendo.

Se você quer controlar essa vontade de comer doce, boas alternativas são as frutas, que contém o açúcar frutose em sua composição mas também tem maior concentração de fibras, e algumas alternativas como a alfarroba (que desenvolve vários substitutos do chocolate) e geleias de frutas. Faça esse consumo sempre com a orientação do seu nutricionista sobre a quantidade escolhida de cada um.

Siga um cardápio balanceado

O maior segredo para manter a forma física ideal é manter um cardápio balanceado e saudável. Por isso, escolher as opções certas para suas principais refeições do dia é a melhor maneira de perder peso sem perder qualidade e sabor no que está sendo consumido.

Abaixo, separamos algumas sugestões para as principais refeições do dia:

Café da manhã

Escolha um carboidrato, como uma porção pequena de granola ou uma fatia de pão integral, ambos contém mais fibras e ajudam a controlar o apetite. Você pode optar pelos leites vegetais que contém proteína. Inclua uma fruta. 

Almoço

No almoço, sempre vai bem uma salada, com muitas opções de folhas e pelo menos duas porções de legumes, para poder garantir o consumo de vitaminas e minerais, além das fibras alimentares. Escolha uma fonte de proteína vegetal (como o feijão e o grão de bico) e uma de carboidrato como batata doce ou uma mandioquinha.

Líquidos devem ser ingeridos 30 minutos antes de refeição ou 2 horas após, você pode optar por um refrescante suco de frutas de baixa caloria.

Jantar

No jantar, valorize o consumo de alimentos leves, ricos em nutrientes e proteína vegetal como uma salada com folhas verdes escuras, ervilhas ou soja, brócolis e tomate cereja. Incremente com cubinhos de queijo vegano.

Se preferir, pode finalizar o dia com uma vitamina de frutas, leite vegetal e mel.

Mesmo com essa sugestão de cardápio, a visita ao nutricionista se torna indispensável para garantir a perda de peso de maneira saudável e eficiente até o verão.

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