Frutas silvestres costumam nascer em lugares variados, sem a ajuda ou intercessão do homem. Mas só resistem se o solo e o clima forem favoráveis à espécie, caso esses fatores não sejam positivos, é preciso utilizar técnicas especiais para o cultivo.Elas o seu uso tanto para ornamentação, quanto para o consumo, sendo que algumas delas podem ser venenosas, então é preciso saber de qual fruta se trata antes de comê-la.

Elas exibem uma ótima aparência e não é difícil se sentir atraído, além disso, as que podem ser consumidas, são fonte de vitaminas e seu sabor é exuberante. Entre elas estão o morango, o mirtilo, amora e a groselha. Todas elas possuem propriedades que auxiliam o organismo em seu funcionamento e o protege de doenças, em especial, problemas cardiovasculares, câncer e curam a má digestão, pois são ácidas.

Conheça algumas das frutas silvestres que podem ou não serem consumidas:

A framboesa é uma fruta deliciosa e suas propriedades colaboram para reduzir o risco de cancro em 80% quando consumida de forma constante e natural.

Os mirtilos são de origem brasileira, mas também são encontrados na Europa, sendo lá conhecidos como bluberries e muito usados em doces e sucos. Eles contribuem para o combate a depressão e infecções urinárias, quando consumidos puros, apresentam um sabor adocicado.

mitilos são muito saborososAs groselhas mantêm a pressão arterial regulada, pois contêm vitamina C e potássio. Também ajudam a fortalecer o organismo contra gripes e resfriados, além disso, são atrativas aos olhos, pois carregam uma coloração avermelhada e um sabor riquíssimo.

Os morangos são deliciosos e eliminam o ácido úrico, que provoca pedras nos rins. São muito ricos em vitamina C, B1, B2 e B6, ainda magnésio, fósforo, cálcio, potássio, cobre, ferro, zinco e ácido fólico. São um ótimo isotônico natural, sendo recomendados principalmente para quem pratica esporte.

Porém também existem as frutas silvestres do mal, ou seja, aquelas que não devem ser consumidas, pois são venenosas. Algumas delas podem causar a morte, como o caso da briônia, que provoca diarreias, vômito, sufocação, dilatação das pupilas, fraqueza, dores de cabeça e ainda palpitações. Ela pode levar a pessoa a óbitas groselhas são uma delíciao também por desidratação, caso o diagnóstico não seja realizado rapidamente.

Umas das frutas silvestres venenosas mais conhecida está o tabaco, usado para a produção de cigarros. Ela é extremamente tóxica, e caso seja ingerida, causa sérios danos ao organismo.

Outra fruta muito perigosa de ser ingerida é a dulcamara, que provoca danos ao sangue e afeta o coração. É parecida com o teixo, muito usado na confecção de flechas venenosas para a caça entre o povo da etnia basca.

cuidado com a dulcamaraEntão fique atento, caso esteja andando por trilhas ou campos e se deparar com algum tipo de fruta silvestre, não se iluda pelas cores chamativas, tenha certeza de que realmente conhece aquela fruta antes de ingeri-la. Caso venha a ingerir por engano, procure um médico ou um hospital mais próximo para efetuar uma lavagem estomacal e fazer o processo de reidratação.

Mas no caso das frutas silvestres que podem ser consumidas, faça bom proveito e consuma sempre que puder, pois fazem muito bem ao organismo e a saúde.