As frutas são alimentos indispensáveis à saúde, pois, além de vitaminas e nutrientes que restabelecem o equilíbrio e o bom funcionamento do nosso organismo, algumas delas contêm propriedades que funcionam como anti-inflamatório natural em nosso corpo e podem nos livrar de complicações e doenças. Confira.

Por que consumir alimentos com ação anti-inflamatória?

O nosso corpo precisa de cuidados e a alimentação é o ponto inicial para esse processo. Tudo o que consumimos está diretamente ligado a como reagimos diante das complicações de saúde e da regeneração do organismo, como no caso de inflamações.

As inflamações ocorrem quando sofremos algum tipo lesão ou uma infecção. Essa é uma maneira que o nosso organismo encontra para demonstrar que alguma coisa está errada. Além disso, é um sinal de proteção, pois funciona como um mecanismo de defesa. Por isso, é essencial ao processo de cura.

No entanto, quando a inflamação não é tratada, ou quando o agente infeccioso não é eliminado, os problemas podem se agravar e se transformarem em doenças crônicas, como no caso da diabetes, da artrite, das doenças do coração e do câncer.

Então, para que a nossa saúde se torne resistente aos vírus e infecções, é preciso ter uma alimentação saudável, rica em nutrientes, vitaminas e sais minerais, para que, assim, o sistema imunológico se fortaleça e permaneça ávido às defesas necessárias.

Alguns alimentos funcionam como antídotos e remédios naturais contra vários tipos de doenças — como no caso de certas frutas, que têm propriedades anti-inflamatórias, que previnem e curam inflamações, nos dando mais saúde.

Confira abaixo algumas das frutas que, além de ter um forte poder anti-inflamatório para o organismo, são ricas em outros nutrientes:

20 frutas que têm ação anti-inflamatória

 

1. Abacate 

É rico em ômega 6, 9 e 7, substâncias que equilibram o organismo, ajudando na perda de gordura. O abacate também contém vitamina E e sitosterol, um elemento que auxilia a controlar o estresse.

2. Abacaxi

A fruta é rica em vitamina A e B1 e ácido ascórbico, que ajuda no processo de controle à inflamação. O abacaxi também tem alta concentração de água e fibras — o que auxilia no processo digestivo.

3. Acerola

Além de uma alta porcentagem de vitamina C, a acerola também contém grande quantidade de cálcio, ferro, fósforo, vitamina A, B1, B2 e B3.

4. Açaí

Tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, e é rico em vitamina C, B1, B2 e E. Além disso, o açaí também contém uma boa porcentagem de fósforo, ferro, cálcio e Ômega 6 e 9, que ajudam no combate ao colesterol ruim.

5. Amora

É rica em vitamina A e C. Além disso, a amora ajuda a aliviar problemas intestinais, reduz o envelhecimento precoce e contribui para o sistema nervoso central.

 

Continue lendo, clique aqui!