O “fondue” — palavra oriunda do verbo francês “fondre”, que significa “derretido” ou “fundido” — é um típico prato de inverno, e uma ótima opção tanto para um programa a dois quanto para uma reunião entre amigos.

A receita tradicional é de origem suíça e, basicamente, trata-se de uma mistura de queijos fundidos (ainda que existam outros tipos de fondues de carnes, como os de chocolate, por exemplo) com alguma bebida ácida, como suco de uva ou de abacaxi – o ácido dessa bebida é responsável por evitar que o queijo transforme-se em algo pegajoso e, também, por estabilizar a textura do prato.

Mesmo vegetarianos ou veganos podem desfrutar dessa delícia, usando produtos de origem vegetal.

E, para cozinhar a mistura?  Pode-se tanto usar um conjunto especial para preparar fondue, quanto fazer isso em uma panela funda com teflon.

Ainda, para acompanhar a mistura suíça de queijos, costuma-se usar pão, legumes e verduras (como, por exemplo, brócolis, cenoura e batata, todos cozidos, e tomate cereja cru). Eles devem ser divididos em pequenos pedaços, que devem ser mergulhados individualmente no fondue de queijo — por cada um dos convidado à mesa, conforme o consumo. 

Ficou animado com as particularidades do prato suíço? Então, confira, a seguir, uma receita de fondue com queijo vegetal, e se delicie com ela nos dias mais frios! 

Receita de fondue com queijos vegetais: rápida, prática e deliciosa

Ingredientes:

  • 500 ml de creme de leite vegano; 
  • 300 gramas de requeijão vegano;
  • 70 ml de leite vegano;
  • 250 gramas de queijo mussarela Superbom (ralado);
  • 200 gramas de queijo prato Superbom (cortado em pedaços pequenos);
  • 100 gramas de queijo provolone Superbom (ralado);
  • 100 gramas de queijo vegano gorgonzola (ralado)
  • 50 ml de algum suco ácido;
  • 1 dente de alho descascado;
  • 1 pão vegano por pessoa (ou do tipo que preferir);
  • Noz-moscada a gosto.

Modo de preparo:

  1. Em fogo baixo (160°C), misture (na panela do conjunto de fondue ou em uma panela funda) o creme de leite, o requeijão e o leite com o dente de alho; 
  2. Acrescente à panela todos os tipo de queijo: muçarela, prato, gorgonzola e provolone; 
  3. Mexa a mistura até fazer com que ela fique totalmente derretida e homogênea;
  4. Acrescente a quantidade a gosto da noz-moscada;
  5. Adicione o suco ácido e mexa por cerca de dez minutos;
  6. Pronto! Leve a panela de fondue à mesa — para mantê-la aquecida, deixe-a sobre uma fonte de fogo indireto (como a do conjunto de fondue, por exemplo); 
  7. Por fim, sirva o fondue com pão, legumes e verduras, ou outros acompanhamentos de sua preferência, e se delicie!

Você pode se interessar por esses outros conteúdos:

Arroz de Forno Vegetariano

Oleaginosas poderosas: conheça os benefícios das sementes

Churrasco vegetariano, só vi vantagem!

Melado de cana: 4 receitas saudáveis para substituir o açúcar refinado!

Valores nutricionais dos queijos Superbom

Os queijos da Superbom são 100% vegetais, possuem baixo teor de sódio, e não contêm glúten. A seguir, confira mais detalhes sobre os produtos.

Vegan Cheese Mussarela Light

O queijo vegan sabor mussarela light da Superbom é light em gorduras (-36%) e calorias (-26%), quando comparado ao alimento vegetal light tipo queijo sabor de mussarela. 

Os ingredientes que fazem parte da composição do alimento, são: água, amido de batata, óleo vegetal de palma, concentrados de cenoura, maça e abóbora, sal hipossódico, fibra alimentar metilcelulose e aroma vegano de queijo mussarela.

Vegan Cheese Prato  

O queijo vegan Prato da Superbom é composto por: água, amido de batata, óleo vegetal de palma, concentrados de cenoura, maça e abóbora, sal hipossódico e aroma de queijo prato.  

Vegan Cheese Provolone 

Já o queijo vegan Provolone, por sua vez, possui baixo valor calórico quando comparado ao queijo provolone tradicional. 

Água, amido de batata, óleo vegetal de palma, concentrados de cenoura, maça e abóbora, sal hipossódico e aroma de queijo provolone são os ingredientes que compõem o produto.

Esperamos que esta receita de fondue com queijo vegetal possa ser a atração de uma reunião com a família e pessoas queridas. E para facilitar, saiba onde comprar os queijos vegetais Superbom e busque mais inspirações acessando outras receitas em nosso site.

Aproveitamos para te convidar a nos acompanhar no Facebook e Instagram!

Guia de Nutrição – Viva Melhor”, uma coletânea de artigos para você cuidar do seu organismo!