O ferro é um dos nutrientes mais importantes para o ser humano. Ele é responsável pela fabricação de células vermelhas, para o transporte de oxigênio para as diversas partes do corpo. A anemia, por exemplo, é um dos problemas mais comuns associados à falta de ferro. Portanto, para garantir a presença desta substância tão importante, confira aqui como suprir o ferro na alimentação de vegetarianos.

1 – Consuma alimentos ricos em ferro

Começando pela dica mais óbvia. Se você quer garantir que não vai faltar ferro na sua alimentação, consuma alimentos ricos em ferro.

Alguns dos alimentos que têm esta característica são os pães enriquecidos, a aveia, o feijão, a lentilha, a linhaça e diversos outros

2 – Fique atento à dieta vegetariana

Primeiramente, é preciso garantir a alimentação com produtos com alta fonte de ferro, como a couve e os demais mencionados acima. A soja, por exemplo, é um alimento rico em ferro.

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3 – Beba sucos que ajudam na absorção de ferro

Isso é uma ótima dica. Certas frutas têm uma propriedade de aumentar a capacidade de absorção do ferro por parte do corpo humano.

A vitamina C é uma substância que ajuda muito nisso. Por isso, o suco de laranja, tangerina, limão ou abacaxi podem ajudar bastante a compor a absorção de ferro.

4 – Evite certos alimentos que prejudicam a absorção de ferro

Por outro lado, existem alimentos que contribuem negativamente para a absorção de ferro.

O cálcio é um exemplo de uma substância que tem esta característica. Por isso, evite beber leite ou derivados durante, ou próximo às refeições.

Além dos alimentos, certos remédios também podem prejudicar esta absorção. Os remédios contra azia são um exemplo, pois a acidez do estômago é importante para o ferro ser absorvido da maneira ideal.

5 – Suplementos de ferro

Em casos mais extremos, pode ser consumida uma suplementação de ferro. Mas atenção, isso deve ser feito com um acompanhamento de um médico.

Além do suplemento, o tratamento também deve envolver uma reeducação alimentar para garantir que o problema seja corrigido. Esta é uma opção muito comum para pacientes com anemia.

6 – Cuidados durante o cozimento

Por fim, existem algumas dicas e cuidados importantes durante o cozimento dos alimentos. Primeiramente, é importante cozinhar muito bem os alimentos a serem consumidos. Isso ajuda a “afrouxar” os ligamentos ao ferro. Assim, ele é mais fácil de ser desprendido e absorvido.

Outra dica, apesar de não ter nenhuma comprovação científica é o uso de panelas de ferro. Existem alguns poucos estudos que reforçam esta prática tradicional para ajudar na presença e absorção do ferro, mas ela ainda não é comprovada. Como não faz nenhum mal cozinhar em uma panela de ferro, pode ser uma opção.

Com estas dicas a sua alimentação está rica em ferro!

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