Quem lembra dos nossos “Faça você mesmo”? Pois é, já estávamos com saudade dele e resolvemos fazer um bate volta pra lembrar dos velhos tempos. Procurando por aí algumas ideias, me deparei com esse projeto do “TemCo”. A Marcinha utilizou uma garrafas iguais as do suco Frutt’s pra criar um abajour lindo de cabeceira. O material basicamente você encontra em lojas especializadas, como a folha de opalina e os aros para criar a cúpula do abajour.

Faça um suporte de abajour com garrafa

A Casa Cláudia fez há um tempo atrás um passo a passo de como recriar a cúpula. Olha aqui o que eles utilizaram:

– Tecido 100% algodão na medida de 30cm de A x 70cm de L;

– 1 aro de 20 cm de diâmetro;

– 1 aro de 20 cm de diâmetro com base para lâmpada;

– 1 folha de opalina de 20cm de A x 64 cm de L;

– Lixa fina 220;

– Régua gabarito de 1,3cm;

– Rolinho de espuma;

– Cola branca (Samir usou Amazonas);

– 2 clips;

– Fita dupla face (Samir usou o modelo 9088 – 3M);

– Fita dupla face (Samir usou Adelbrás)

– Tesoura de ponta fina;

– Pano limpo e úmido com água.

Como fazer: 

Com a lixa fina 220, lixe o lado brilhante de uma folha opalina. Tire o excesso de pó. Use cola branca para colar o tecido sobre a folha de opalina.

Você vai unir as laterais da opalina com fita dupla face, mas para isso precisa fazer a marcação: una as laterais com um clips, dando um transpasse de aproximadamente 2,5 cm; posicione os aros metálicos de lâmpada nas bordas internas da opalina e ajuste o transpasse para que ela envolva os aros de forma justa. Marque com um lápis e só então tire os aros, passe a fita dupla face e una definitivamente as pontas. Enquanto a opalina está secando, passe a fita dupla face branca nos dois aros, embalando-o. Encaixe um aro de cada vez nas bordas da opalina, deixando rente à borda.

Via Casa Claudia e TemCo