Quase não dá para notar a diferença entre os dois e os benefícios para a saúde são os mesmos. Além disso, a escolha entre eles deve ser pelo mesmo motivo: a isenção de agrotóxicos. Mas o que realmente muda em relação aos produtos hidropônicos e orgânicos?

A resposta está na origem e na forma como cada um deles são cultivados. Os hidropônicos não necessitam do auxílio do solo para ser produzido, somente de recipientes transparentes que permitam a passagem de luz. A raiz deve ser mergulhada em solução nutritiva para o vegetal (água e adubo solúvel) e isso pode ser feito até mesmo no quintal de casa e sem a necessidade de defensivos químicos.

Já os orgânicos são cultivados na terra mesmo, mas sem o uso de químicos e agrotóxicos. Para espantar as pragas, são usados recursos naturais, como plantas conhecidas como inseticidas naturais, que não causam prejuízos ao ser humano e ao meio ambiente.

Para quem defende a hidroponia, não alega somente o fator de saúde, mas o de higiene também. Eles não são expostos aos micróbios existentes no solo, como os  coliformes fecais. São embalados logo depois de serem colhidos, evitando o manuseio do produto antes de chegar ao consumidor final. Os hidropônicos costumam ter uma cor mais viva, são mais resistentes ao tempo e ao ambiente e o fato de serem vendidos ainda com raiz, permite maior durabilidade, podendo chegar até cinco dias a mais do que os orgânicos. Também perdem menos água, assim se mantém hidratados por mais tempo.

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) apontou que até 36% dos alimentos contém agrotóxicos, o que aumenta os riscos de Alzheimer e câncer, além de diarreias e doenças crônicas. Prejudiciais a saúde, causam sérios danos ao solo e ao meio ambiente, como a extinção de abelhas, que é uma grande contribuinte para a produção agrícola, pelo motivo da polinização necessária para o cultivo. O desaparecimento de abelhas chegou a quase 100% em algumas regiões do Brasil, como Santa Catarina.

Pense bem na escolha dos seus alimentos, vale investir em uma alimentação saudável e sem agrotóxicos, além de não prejudicar a sua saúde, não causa danos ao meio ambiente. Pense bem e escolha o melhor.