Quando medimos a pressão arterial estamos medindo a pressão que o sangue provoca nas paredes das veias e das artérias quando é bombeado pelo corpo. Uma pessoa hipertensa ou que apresenta sintomas de hipertensão possui uma aceleração irregular dos batimentos cardíacos. Esse é um dos problemas mais comuns no Mundo: a famosa pressão alta!

Há uma gama de fatores que propiciam a pressão alta no corpo: estilo de vida, tabagismo, alimentação e stress. Para tornar o dia a dia mais saudável, é importante a prática de atividades físicas diárias, um cronograma de trabalho que não exceda de 44 a 48 horas semanais, uma alimentação estruturada e com pouco sódio, entre outras medidas. Hoje iremos citar alguns alimentos naturais que irão ajudar a combater esse mal:

Diminua a pressão arterial ingerindo alimentos naturais

Fonte: Dr. Nabil Ghorayeb, cardiologista e médico do esporte do Instituto Dante Pazzanese e do HCor.

Cebola e alho são antioxidantes que ajudam a conter o colesterol e a pressão arterial;

Legumes, cereais integrais, feijão e frutas, esses alimentos possuem grande quantidade de fibras em sua composição, concomitantemente com o magnésio, potássio, cálcio e outros nutrientes que ajudarão na diminuição da pressão sanguínea;

Folhas verdes possuem potássio e não há preocupação com as calorias. Dentre elas, quem ganha espaço é o espinafre, que contém abundância no mineral. O potássio é um mineral vital que ajuda a normalizar o batimento cardíaco, auxilia a ida do oxigênio para o cérebro e regula a repartição de água pelo corpo. A banana também é um dos maiores provedores do mineral;

Alimentos à base de soja: leite de soja, proteína de soja, tofu e grãos de soja.

É importante também RELAXAR. Diminuir a correria do dia a dia é uma maneira do seu corpo ter a chance de descansar do stress. Uma das práticas mais eficientes é a meditação: só o ato de prestar atenção na respiração, desacelerando o ritmo da inspiração e expiração, é o suficiente para diminuir a pressão arterial.

A combinação de uma dieta estruturada, exercícios físicos e o abandono de maus hábitos fará com que sua pressão se torne regular, evitando assim problemas futuros e excluindo a chance de ter desenvolver a hipertensão.