A dieta low carb vem sendo amplamente divulgada entre as pessoas que buscam por um corpo mais bonito e saudável, bem como melhorar a qualidade de vida. Isso acontece porque os seus benefícios estão associados à perda de peso rápida, ao controle da compulsão alimentar e à melhora nos níveis de colesterol e glicose no sangue.

Neste post, vamos falar sobre essa dieta que está em alta, trazendo informações sobre os alimentos permitidos e proibidos, além de dicas de como colocá-la em prática no dia a dia. Se você tem interesse em implementá-la na sua alimentação, continue lendo e saiba agora como fazer!

O que é a dieta low carb?

A dieta low carb, que em português significa “baixo teor de carboidratos”, exclui as fontes de carboidratos da alimentação com intuito de fazer com que o organismo utilize a gordura como combustível para suas atividades.

Quais alimentos são excluídos nessa dieta?

Os alimentos que não podem ser consumidos na low carb são os ricos em carboidratos, como açúcares, pães, massas, doces, arroz, trigo, milho, aveia, feijão, batatas, mandioca, inhame e outros.

Os leites vegetais provenientes desses alimentos também não são permitidos, assim como os leites e iogurtes de origem animal, por conta da lactose, que é o açúcar do leite.

Quais são os alimentos permitidos?

Os vegetais de baixo carboidrato são a base da dieta e devem compor 70% do total das refeições, enquanto as gorduras naturais e as proteínas complementam com os outros 30%. Sendo assim, os alimentos que podem ser consumidos são:

Verduras e legumes

São permitidos alimentos com menor teor de carboidratos: folhosos de todos os tipos, couve-flor, brócolis, berinjela, jiló, pimentão, tomate, palmito, abobrinha, abóboras, pepino, cogumelos, chuchu, temperos (como alho, cebola e cheiro-verde), entre outras diversas opções que fornecem vitaminas, minerais e fibras.

Frutas

Elas devem ser consumidas com moderação, principalmente por quem quer emagrecer, dando preferência às opções com menos açúcar, como o morango, a framboesa, a pitanga, a acerola, o maracujá, o limão e a amora.

O coco e o abacate estão liberados, já que praticamente não contêm açúcar e dão mais saciedade.

Proteínas

É importante incluí-las em todas as refeições, podendo ser: leguminosas (feijão, soja, ervilha, grão-de-bico, lentilha), ovos e queijos brancos, além de iogurte grego natural sem açúcar.

Gorduras

Para cozinhar pode-se usar manteiga (de preferência a clarificada), azeite de oliva, óleo de coco e de abacate.

As nozes, castanhas, a amêndoa e o amendoim também são permitidos e muito utilizados, sendo ótimas opções de lanches e na forma de farinha como substitutos da farinha de trigo nas receitas.

Quais são as vantagens?

Além dos benefícios já citados, como a perda de peso e de gordura corporal, outras vantagens da dieta low carb são:

  • não é necessária a contagem de calorias;
  • reduz a fome;
  • traz mais saciedade.

Como colocar a dieta low carb em prática?

Agora que você sabe o que pode ou não comer na dieta low carb, vamos falar sobre dicas e receitas de como aplicá-la na alimentação de forma prática e saudável. Confira:

No café da manhã

Essa é uma das maiores dúvidas em relação à low carb: o que comer no café da manhã? Como estamos acostumados a comer pães e bolos nessa refeição, é difícil imaginar outras preparações. Você pode fazer pães e bolos low carb substituindo a farinha de trigo pela de coco ou de oleaginosas e o açúcar pelos adoçantes permitidos, como o xylitol e o eritritol.

Além disso, os ovos são uma boa pedida, pois dão saciedade por mais tempo. Sendo assim, é possível comê-los cozidos ou em omeletes acrescidos de queijos e vegetais.

Para quem não fica sem o pão no desjejum, segue a receita:

Pão de micro-ondas low carb

Ingredientes

  • 1 ovo;
  • 1 colher (sopa) de farinha de amêndoas ou de coco;
  • 2 colheres (sopa) de requeijão 0% de gordura;
  • 1 colher (café) de fermento em pó.

Modo de preparo

Em um pote pequeno, apropriado para micro-ondas, bata o ovo com o garfo e acrescente os demais ingredientes misturando bem. Leve ao micro-ondas por um minuto ou até que fique cozido. Tire do pote, recheie a gosto (queijo branco, requeijão sem gordura) e ponha para dourar na sanduicheira ou frigideira.

Nos lanches

Para os lanches, as opções de alimentos leves e práticos são: lascas de coco, abacate, ovos de codorna, azeitonas, queijos, castanhas, amendoim e nozes.

Ainda tem a opção de fazer bolo de caneca ou panquecas, caso precise de algo que dê mais saciedade:

Panqueca de cacau low carb

Ingredientes

  • 1 ovo;
  • 3 colheres (sopa) de iogurte natural sem açúcar;
  • 2 colheres (sopa) de farinha de oleaginosas ou de coco;
  • 1 colher (chá) de cacau em pó;
  • 1 colher (café) de fermento em pó;
  • óleo de coco ou manteiga para untar.

Modo de preparo

Em uma tigela bata o ovo com um garfo e misture os outros ingredientes. Aqueça uma frigideira antiaderente untada com o óleo de coco ou manteiga e acrescente a mistura. Quando estiver dourada de um lado, vire para que doure do outro e esteja cozida.

No almoço e jantar

Algumas entre as várias possibilidades são: omeletes variadas, lasanha de berinjela, abobrinha gratinada, quiche de queijo e suflê de legumes, sempre acompanhadas de saladas de folhas e outros vegetais.

Caso precise levar marmita para o trabalho, o ideal é separar as preparações frias das quentes para aquecer melhor.

Abobrinha gratinada

Ingredientes

  • 1 abobrinha italiana em rodelas grossas pré-cozidas;
  • requeijão 0% de gordura (o quanto baste);
  • 100 g de queijo cottage;
  • orégano e sal a gosto.

Modo de preparo

Disponha as abobrinhas num refratário, distribua o requeijão por cima delas, o cottage e o orégano. Leve ao forno até que o queijo fique dourado.

Nas sobremesas

As sobremesas podem ser feitas utilizando cacau em pó, morango, maracujá, castanhas, nozes, coco e, para dar textura, temos o abacate, a gelatina incolor sem sabor e a biomassa de banana-verde.

Mousse de abacate com chocolate low carb

Ingredientes

  • 2 abacates pequenos e maduros;
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó;
  • 3 colheres de xylitol.

Modo de preparo

Bata os ingredientes no mixer ou liquidificador até que fique cremoso. Coloque em taças e leve à geladeira por, pelo menos, 30 minutos antes de servir.

Quem pode fazer a low carb?

A dieta low carb pode ser seguida por todos. No entanto, gestantes, crianças, lactantes e outras pessoas que precisam de atenção especial na alimentação devem ter adaptações, como a inclusão de carboidratos complexos e, por isso, ter o acompanhamento de nutricionista.

Ela deve ser vista como um estilo de vida e não somente como uma dieta provisória, pois seus benefícios vão muito além do emagrecimento rápido — ela proporciona mais saúde e bem-estar.

Se você ficou interessada em conhecer mais sobre a low carb, baixe agora o nosso e-book “O guia completo da dieta low carb” e saiba tudo sobre o assunto!