Organizar as férias nunca foi tão fácil: aplicativos ajudam a encontrar os melhores preços em passagens e acomodações, assim como uma busca simples garante as melhores dicas sobre o seu destino. E quando é uma viagem para veganos?

Para muitas pessoas, a alimentação ainda pode ser um obstáculo na hora de desbravar o mundo. Mas a realidade é bem mais simples do que parece: basta um pouco de pesquisa ao preparar seu roteiro, juntando algumas dicas e muita informação, para garantir uma viagem para veganos divertida e completa. Siga na leitura e prepare-se para as suas férias!

Como planejar uma boa viagem para veganos

A preparação de uma viagem para veganos não é muito diferente do que a que é feita por viajantes que se alimentam de proteína animal.

A grande vantagem é que, como a alimentação é um aspecto cultural importante, viajantes adeptos da alimentação saudável têm mais oportunidade de explorar produtos locais e conhecer mais de perto alguns costumes da região.

Veja a seguir algumas dicas que podem ser úteis na hora de planejar uma viagem para veganos:

1) Faça pesquisas no Pinterest e no Instagram

A busca por hashtags (palavra precedida pelo símbolo # para reunir informações sobre um tema específico), proporcionada pelo Instagram, é um excelente recurso para encontrar opções vegetarianas em seu próximo destino.

Experimente pesquisar hashtags como #vegantravel ou #veganfood. Você vai encontrar pratos incríveis de todo o mundo e, se juntar uma hashtag com o seu destino, boas opções vegan-friendly para uma alimentação saudável na região.

O mesmo vale para o Pinterest: experimente fazer uma pesquisa rápida de “vegan, restaurant, santiago”, por exemplo. Você receberá uma série de pins com fotos de receitas de dar água na boca e muitas dicas para o roteiro gastronômico de sua viagem para veganos.

2) Opte por hostels ou apartamentos com cozinhas

Poder contar com uma cozinha para preparar seus alimentos pode trazer inúmeros benefícios. Além de ser a melhor maneira de garantir que você mantenha seu estilo de vida veganao ainda ajuda a economizar e traz novas experiências ao visitar os mercados locais e conhecer um pouco dos hábitos alimentares regionais.

Para isso, ao escolher a hospedagem em uma viagem para veganos, o ideal é procurar por:

  • Albergues que ofereçam uma cozinha comunitária;
  • Couchsurfing;
  • Flats;
  • Quartos ou apartamentos no Airbnb.

3) Visite mercados de produtores locais

Feiras e mercados que reúnem produtores da região são ótimos lugares para obter ingredientes mais frescos e mais diversificados, para garantir refeições ricas em nutrientes e sabor que também tenham os melhores preços.

Além de frutas e verduras, ainda é possível encontrar itens deliciosamente preparados em mercados de agricultores que sejam locais e veganos: patês, méis, compotas, vinhos, molhos e muitas outras opções que fazem a alegria de quem está em uma viagem para veganos.

Outra questão importante: o dinheiro que você gasta nos mercados de produtores da região vai diretamente para o apoio à comunidade local.

4) Converse com pessoas que planejam uma viagem para veganos

Faça contato com outros viajantes vegetarianos e veganos, que podem ajudar com dicas que certamente trarão experiências positivas para sua viagem.

Você pode começar já na fase do planejamento de sua viagem, entrando em fóruns sobre seu destino e conhecendo algumas dicas de outros viajantes e até da comunidade local.

Fazer amizades no seu local de hospedagem e nos passeios também pode garantir boas indicações e também boas companhias para desfrutar de boas refeições saudáveis.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos:

Como é o cardápio vegetariano pelo mundo?

8 festivais vegetarianos pelo mundo

Turismo vegano: confira dicas para fazer um roteiro incrível!

Alimentação em viagem: quais cuidados tomar quando se tem intolerância?

5) Contorne as barreiras de linguagem

Antes de embarcar em uma viagem para veganos, é uma boa ideia aprender algumas frases básicas no idioma local relacionadas a ser vegano.

Dessa forma, você pode explicar suas restrições alimentares a garçons, vendedores de alimentos de rua e outros locais que por onde você passará em sua jornada.

Uma boa dica é o app V-Cards: ele exibe uma descrição do veganismo em mais de 70 idiomas na tela do seu smartphone. Basta mostrá-lo ao garçom para garantir um prato saudável e vegano.

Dica extra: leve snacks em sua mochila

Caso o destino de sua viagem seja um lugar mais remoto ou para longas escalas em aeroportos (conhecidos por concentrar opções caras e pouco saudáveis) ou longos trajetos em regiões desconhecidas, vale levar pequenas porções de alguns alimentos que sejam mais fáceis de preparar ou snacks prontos.

Isso pode ajudar com refeições rápidas ou para garantir um lanchinho saudável durante os passeios.

Conheça toda a linha de snacks Superbom – com eles toda viagem para veganos tem mais sabor, praticidade e diversão.