A diabetes tem crescido consideravelmente no país e acomete cerca de 10% da população. A doença teve um aumento de quase 60% nos últimos 10 anos de acordo com o Ministério da Saúde.

Relacionada à alimentação no nosso dia a dia, a doença exige uma dieta mais regrada. Você sabe como é o tratamento e quais são os alimentos permitidos para quem manifesta essa condição? Nesse artigo falamos sobre o assunto!

O que é diabetes?

Diabetes Mellitus é o nome dado a uma doença que tem como principal característica a elevação dos níveis de glicose no sangue (quadro também chamado de hiperglicemia). Essa elevação pode ser uma consequência de problemas na secreção ou produção de insulina ou pela incapacidade do organismo em metabolizar o volume de açúcar ingerido na alimentação diária.

Ela pode ser dividida em dois tipos:

  • Diabetes tipo 1 ou insulino-dependente: é manifestada por uma incapacidade do organismo em produzir o hormônio insulina, obrigando o paciente a fazer a aplicação de insulina para repor esse déficit.
  • Diabetes tipo 2: é manifestada por conta de uma saturação da ação da insulina produzida pelo corpo, por conta do excesso de glicose circulante no sangue. O indivíduo produz insulina, mas ela é incapaz de metabolizar todo o volume de açúcar no sangue. Geralmente é uma consequência de alimentação irregular e quadros de excesso de peso.

Como é feito o tratamento da diabetes?

O tratamento da diabetes, independentemente do tipo diagnosticado, é feito com o acompanhamento de duas frentes: o médico e o alimentar. O acompanhamento médico é feito para auxiliar no controle dos níveis de glicose, seja com o uso de medicamentos e aplicação de insulina, como também na orientação de outros fatores clínicos que podem se desenvolver com a doença.

O acompanhamento alimentar, por sua vez, tem como objetivo auxiliar na regulação da ingestão de glicose pelo paciente, influenciando, a longo prazo, no controle dos níveis de açúcar no sangue. A escolha correta dos alimentos, ingeridos no momento certo, pode auxiliar no controle da doença.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos:

Quais são os melhores alimentos para a saúde das mulheres?Saiba quais tipos de adoçantes são mais saudáveis para a sua saúde

Escalda-Pés: saiba o que essa prática simples pode fazer por você

Quais alimentos os diabéticos podem consumir?

Muito já se foi discutido sobre no que poderia constituir uma dieta para controle da diabetes. Hoje sabe-se que o diabético pode consumir praticamente todos os tipos de alimentos, desde que siga uma rotina alimentar equilibrada, que favoreça o controle dos níveis de açúcar no sangue.

Para isso, priorizar alimentos ricos em fibras alimentares, de baixo índice glicêmico e que podem favorecer o funcionamento do metabolismo do corpo são cuidados essenciais.

Alguns bons exemplos de alimentos que são priorizados na dieta para controle da diabetes são:

Alimentos que não são proibidos, mas que devem ser evitados ao máximo, são aqueles com alto índice glicêmico ou ricos em açúcar livre.

Como a alimentação vegetariana pode favorecer o tratamento da diabetes?

Um estudo publicado em 2018 na revista Nutrients, feito na Universidade de Washington com pacientes acima do peso, conseguiu mostrar uma melhora significativa na ação da insulina em indivíduos que seguiam uma dieta vegetariana estrita. Esses pacientes, que tinham excesso de peso mas não tinham histórico de diabetes, consumiram maior quantidade de frutas, verduras, legumes e grãos integrais (sem restringir calorias) e conseguiram melhorar a ação da insulina na metabolização do açúcar no sangue.

Foi observado ainda, nesse mesmo grupo, uma maior capacidade do pâncreas em produzir insulina, situação que também influenciaria positivamente o controle dos níveis de glicose no sangue.

Para pacientes com diabetes, essa descoberta pode ser um passo importante no desenvolvimento de hábitos alimentares que são mais favoráveis para o tratamento dos quadros de hiperglicemia característicos da doença.

A diabetes é uma condição metabólica que, apesar do controle clínico e médico, depende intimamente de uma alimentação equilibrada e de qualidade para ser tratada.

Você tem diabetes? Como tem feito para melhorar sua alimentação? Conte para a gente!

Quer mais dicas sobre alimentação? Baixe o nosso Guia de Nutrição: Viva Melhor