Embora seja muito gratificante, aderir a um novo estilo de vida exige fazer adaptações na rotina. Por isso, quanto bate aquela fome fora de hora, é sempre bom ter a mão uma receita diferente ou o telefone daquele restaurante que entrega um prato especial, não é mesmo?

Pensando em facilitar a sua vida, criamos esse post. Nele você vai encontrar os 7 aplicativos para veganos e vegetarianos que você precisa ter no seu celular para poder alimentar-se bem, descobrir se aquele cosmético que você quer adquirir é mesmo cruelty-free e até mesmo encontrar um novo amor. Acompanhe a leitura!

Vegano ou vegetariano? 

Antes de conhecer os aplicativos, um pequeno parênteses: é bastante comum para quem está começando a se interessar pelo vegetarianismo as dúvidas que surgem entre os termos vegano e vegetariano. No entanto, a diferença  entre eles  é bem simples de compreender.

Em linhas gerais, o vegetarianismo é um termo utilizado para designar a dieta alimentar que exclui o consumo de carne animal, como a de boi, frango ou peixe, por exemplo.

No entanto, a alimentação vegetariana contempla uma série de variações. Vegetarianos estritos, por exemplo, além de não consumirem nenhum tipo de carne, também não ingerem laticínios ou ovos. É nesse grupo que se encontram os veganos.

Porém, ser vegano é muito mais do que seguir uma dieta vegetariana estrita. Trata-se de ser adepto de um estilo de vida que, por motivações éticas, exclui produtos de origem animal de todas as áreas da vida, e não só da alimentação.

Incluem-se nesse grupo peças de vestuário, produtos de limpeza, beleza e higiene pessoal ou mesmo atividades de lazer que envolvam aprisionamento e sofrimento animal, como touradas, zoológicos e parques aquáticos.

Esclarecida essa dúvida, vamos conhecer os melhores aplicativos para veganos e vegetarianos que não querem passar aperto no dia a dia? Saiba mais!

7 aplicativos para veganos e vegetarianos que você precisa baixar já

Receitas

1. Superbom

Disponível para Android e iOS, o aplicativo da Superbom é perfeito para quem adora variedade e quer conhecer receitas vegetarianas e veganas saudáveis e saborosas.

São diversas opções de entradas, pratos principais, sobremesas, acompanhamentos, lanches e saladas elaborados pela nutricionista e chef de cozinha Cyntia Maureen. Além disso, você pode localizar o ponto de venda de produtos Superbom mais próximo da sua residência e ficar sempre por dentro das novidades da marca.

Em breve você poderá adquirir a nova atualização com muitas outras funcionalidades.

2. Guia Vegano

Bastante útil para quem está iniciando nesse estilo de vida, mas não quer passar apuros na hora das refeições, o Guia Vegano reúne diversas receitas de sopas, sanduíches, sobremesas, saladas, refeições e petiscos.

Lançado em 2018, o aplicativo está disponível para Android e conta ainda com informações bem detalhadas sobre o veganismo, uma relação de ingredientes de origem animal — para que você saiba como ler os rótulos dos alimentos — e um guia de restaurantes veganos, que pode ser consultado por endereço ou CEP.

Restaurantes

3. Comidável

Comidável é um dos aplicativos para veganos e vegetarianos mais úteis para quem viaja bastante e precisa encontrar opções de restaurantes, cafés, lojas e feiras em cidades que não conhece bem.

Disponível para Android ou iOS, o app mostra opções de alimentos e produtos veganos, vegetarianos, sem glúten e sem lactose mais próximos de você usando o recurso de geolocalização.

Também é possível encontrar opções fitness, funcionais, naturais, sem açúcar e orgânicos e ter acesso a uma série de informações relevantes sobre o estabelecimento antes de fazer o pedido ou dirigir-se ao local.

4. Velivery

Disponível em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Fortaleza, o Velivery é uma ótima ideia para aqueles dias em que cozinhar não é uma opção e a preguiça de sair de casa fala mais alto.

Com versões para Android e iOS, o aplicativo reúne cardápios de restaurantes vegetarianos que entregam em casa e oferecem opções diversificadas, que vão de pizza e hambúrgueres veganos a pratos típicos da gastronomia indiana.

Relacionamento

5. Loveg

Disponível para iOS e Android, o aplicativo tem como objetivo aproximar solteiros adeptos do vegetarianismo que estão interessados em conhecer pessoas com os mesmos interesses.

Totalmente gratuito, o Loveg conta com mais de 10 mil usuários cadastrados e tem funcionalidades que permitem que você descubra quem visualizou o seu perfil ou ajuste a distância para busca de pessoas.

Serviços e produtos

6. Vegsafe

Um dos aplicativos favoritos dos veganos, o Vegsafe é bastante útil para quem está iniciando nesse estilo de vida ou mesmo para tirar aquela dúvida na hora de comprar algo novo.

Disponível para iOS, o aplicativo ajuda a identificar se ingredientes ou produtos são ou não de origem animal.

Completa, a lista conta com uma grande variedade de corantes, conservantes, antioxidantes, potencializadores de sabor e componentes utilizados não só em alimentos, como também em roupas, acessórios e produtos de beleza.  

Assim, fica mais fácil ter certeza se o produto que você está comprando é realmente vegano e está de acordo com as suas convicções.

7. Cruelty-Free

Embora esteja em inglês, o Cruelty-Free é uma aplicativo simples de usar mesmo para quem não domina a língua e bastante útil para os veganos.

Disponível para Android e iOS, o app permite que você pesquise em uma base de dados com mais de 200 empresas norte-americanas e canadenses quais produtos de higiene e beleza foram testados em animais ou levam produtos de origem animal em sua composição.

A busca pode ser feita manualmente, digitando o nome do produto que você quer pesquisar no aplicativo, ou por meio da leitura do código de barras. Perfeito para descobrir se aquele shampoo ou batom importado que você está pensando em comprar é mesmo livre de crueldade contra animais.

Se você gostou de conhecer os 7 melhores aplicativos para veganos e vegetarianos, assine agora mesmo a newsletter da Superbom e receba conteúdos que vão ajudá-lo a levar um estilo de vida mais saudável e ético!