Pense em um alimento versátil, que vai bem em pratos salgados e doces,  que pode ser preparado de diversas maneiras e serve para fazer a massa crescer, dar liga… se você pensou no ovo, acertou. 

Presente em muitas receitas, alguns o consideram insubstituível. Mas, para quem tem alergia a esse alimento ou opta por não comer alimentos de origem animal, lembramos que é possível substituir o ovo por outras opções, mantendo  o sabor e a qualidade nutricional dos pratos.

Até mesmo sobremesas podem ser preparadas de modo alternativo, sem usar esse ingrediente. É o caso do cupcake sem ovo – doce criado pelos americanos, mas que conquistou o paladar nacional.

Esse bolinho, feito de massa bem fofa e recheio, vai bem no dia a dia e para ocasiões especiais, como festas ou reunião familiar, além de ser uma excelente pedida para lanches da criançada. Por isso, ter uma receita de cupcake sem ovo é sempre muito importante – e nós temos uma para você no final deste post.

Cupcake sem ovo fica bom?

O ovo tem como principal função “dar liga”, misturando os ingredientes e dando firmeza à massa, além de emulsificar e adicionar cor ao prato. Porém,  é possível substituir esse ingrediente, sem prejuízo à massa. 

Maroš Markovič

Para seu cupcake sem ovo ficar perfeito, basta substituí-lo pelas opções abaixo – cada medida citada equivale a um ovo:

  • 1 colher de sopa de linhaça de molho em 3 colheres (também de sopa) de água por 20 minutos;
  • 1/4 de xícara de banana amassada – deixa um gostinho leve de banana;
  • 1/3 de xícara de purê de maçã – para ficar mais leve, use 1/4 de xícara de purê de maçã e acrescente 1 colher de sopa de fermento em pó;
  • 1/3 de xícara de purê de abóbora

E para quem deseja um cupcake sem ovo bem aerado, não se preocupe. Para substituir a clara de um ovo, use 1 colher de vinagre misturado com 1 colher de fermento em pó ou bicarbonato – o efeito será o mesmo.

Confira a seguir uma receita deliciosa de cupcake sem ovo e sem leite com cobertura de Amend’s – sobremesa para toda família!

Ingredientes do cupcake sem ovo e sem leite

  • 1 1/2 xícara de farinha para bolo
  • 2/4 xícara de melado
  • 1/3 xícara de chocolate em pó
  • 1 colher (chá) bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher (chá) sal
  • 5 colheres (sopa) de óleo vegetal (prefira canola ou girassol)
  • 1 colher (sopa) vinagre de maçã
  • 2 colheres (chá) essência de baunilha
  • 1 1/4 xícara água

Cobertura 

2 potes de Amend’s Superbom (você pode colocar a quantidade que desejar)

Modo de Fazer 

Pré-aqueça o forno a 180º. Misture em uma tigela a farinha, o açúcar, o chocolate, o bicarbonato de sódio e o sal. Reserve.

Em uma batedeira, bata o óleo, o vinagre de maçã, a baunilha e a água. Adicione à batedeira a mistura da farinha. Vá acrescentando aos poucos batendo até a mistura ficar homogênea. Despeje nas forminhas de cupcake, leve ao forno por uns 20 minutos.

Retire do forno e deixe esfriar para poder colocar a cobertura no seu cupcake sem ovo sem que ela derreta.

Notas

Você pode substituir a água por leite de coco ou suco de laranja.

Se alimentar de modo saudável não significa deixar de lado pratos gostosos, como um delicioso cupcake sem ovo, mas fazer escolhas que unam sabor à bem-estar.

Superbom, com mais de 90 anos de tradição, entende a importância de uma boa alimentação e desenvolve produtos de qualidade para que você e sua família tenham alimentos saudáveis à mesa.

Se você gostou da sugestão de sobremesa deste artigo, confira muitas outras receitas deliciosas para montar o seu cardápio.

 

O ebook Vegetarianos - Como e onde viver é um guia completo para você conhecer mais sobre esse estilo de vida e descobrir receitas práticas e deliciosas