Os olhos são a orientação principal para as atividades do dia a dia, sem eles é quase impossível serem feitos os trabalhos manuais e intelectuais.

Pessoas que nascem sem a visão, desenvolvem muito mais os outros sentidos, como o tato, olfato, paladar, audição e a sensação de sensitividade, mesmo assim encontram dificuldades para realizar suas tarefas de forma independente. Para pessoas que perdem a visão ao longo da vida, fica ainda mais complicado ter uma rotina normal de trabalho e atividades corriqueiras, como atravessar uma rua ou subir escadas, muitas dessas pessoas acabam se afastando das atividades de trabalho.

Alguns cuidados devem ser tomados para manter a saúde dos olhos e evitar complicações, acompanhe:

Procure desenvolver suas atividades diárias em ambientes bem iluminados, mas não em excesso.

Evite se expor a contrastes de luz. Quando estiver em um ambiente escuro, ao acender a luz, mantenha os olhos fechados e posteriormente abra-os devagar.

Mantenha a tela do computador sempre a altura dos olhos e a uma distância de 40 a 70 cm dos olhos.

Caso trabalhe o dia todo enfrente ao computador, procure fazer duas ou três pausas de 10 minutos diariamente, isso proporciona o descanso visual.

Quando for praticar uma leitura, deixe o documento ou livro na altura dos olhos e em uma distância confortável para que não precise forças a vista.Cuide bem de seus olhosSe você usa óculos, mantenha as lentes sempre bem limpas, isso facilita a visão. Procure também optar pelas lentes anti-reflexo.

Para ver TV, se mantenha a uma distância de até 12 vezes a largura da tela.

Caso sinta irritação nos olhos ao longo do dia, pingue gotas de colírio ou soluções oftalmológicas para refrescar e umedecer os olhos.

Quando estiver exposto ao sol, procure usar óculos escuros, eles ajudam a protegê-los contra os raio UV.

Caso trabalhe em locais que utilize produtos químicos ou solda, faça o uso dos equipamentos de segurança, inclusive dos óculos de proteção.

Se tiver diabetes ou pressão alta, faça os exames regularmente em seu oftalmologista.

Evite forçar a vista em ambientes de luz variável.

Com esses cuidados a saúde de seus olhos é garantida!