Frutas são sempre muito bem-vindas na dieta. Conhecer novas opções é importante para o paladar e também para que o corpo agregue novas propriedades de saúde. A pitaia não é tão comum nos supermercados, mas também não chega a ser difícil de encontrá-la.

Uma coisa é certa: o preço não é lá tão barato, mas os benefícios que a fruta proporciona, aliado ao seu marcante sabor compensam o valor não muito acessível.

A pitaia é encontrada na América do Sul. Aqui no Brasil a caatinga nordestina tem as melhores condições de cultivo. Uma espécie de cacto é responsável por produzir o fruto que se parece, olhando de longe, com uma flor.

A textura interna da pitaia é um tanto curiosa, já que concentra uma formação gelatinosa que nada se parece com seu exterior. O gosto é bastante adocicado (lembra um pouco a textura do kiwi), o que a torna muito apetitosa.

Além desses atributos, é importante destacar alguns benefícios que ela proporciona à saúde. Tem a capacidade de contribuir para eliminação dos radicais livres, ajuda na perda de peso, diminui as chances de aparecimento de gripes, reduz o colesterol ruim do corpo e contribui para o bom funcionamento do intestino.

A pitaia pode ser encontrada em três variedades: vermelha, branca e amarela. Para quem deseja incrementar essa opção à dieta, a melhor orientação é procurar a fruta em feiras e mercadões.

Fonte: Quero Saúde