Você sabia que aquilo que você coloca no prato pode influenciar diretamente a saúde da sua visão? De acordo com um estudo realizado na Universidade de Oxford, no Reino Unido, os adeptos do vegetarianismo têm 40% menos de chance de desenvolver catarata quando comparados a pessoas que não são adeptas desse estilo de vida.

Isso porque alguns alimentos consumidos pelos vegetarianos contêm substâncias que protegem os olhos contra a ação dos radicais livres. O resultado é uma visão mais saudável por muito mais tempo. Entenda melhor!

Como o vegetarianismo ajuda a manter a visão saudável?

Uma série de alimentos bastante comuns da dieta dos adeptos do vegetarianismo ajudam a reduzir as chances de doenças oculares e a combater o envelhecimento da visão. Saiba quais são eles!

Cenoura

O alimento é possivelmente um dos mais famosos aliados de quem deseja preservar a saúde ocular. Isso porque a cenoura contém betacaroteno, um tipo de vitamina A que atua como um poderoso antioxidante e protege a superfície do olho.

O consumo regular desse alimento, bastante presente na dieta dos adeptos do vegetarianismo, ajuda a reduzir os riscos de catarata e outros problemas de visão. Além disso, a cenoura também é rica em luteína, antioxidante que protege os olhos da luz nociva.

De acordo com um estudo divulgado no Journal of the American Medical Association, a luteína também tem um papel importante na prevenção da degeneração macular, doença ocular relacionada ao envelhecimento.

Açaí

A fruta típica da região norte do Brasil é rica em vitaminas A, E e C, que contém antioxidantes que combatem os radicais livres – tendo efeito antioxidante – que provocam o envelhecimento dos olhos e favorecem o surgimento de doenças oculares.

Verduras com folhas verde-escuras

Da mesma maneira, as verduras com folhas em tonalidades de verde-escuro, como o espinafre, a couve e o brócolis também são ricas em radicais livres que ajudam a promover a boa saúde da sua visão.

Frutas avermelhadas e alaranjadas

Laranja, mamão, pêssego e nectarina são alguns dos exemplos de frutas avermelhadas e alaranjadas que são ricas em luteína e zeaxantina, anti-radicais livres poderosos que auxiliam na diminuição das chances de desenvolvimento de doenças que afetam os olhos.

Alho cru

Quando consumido cru, o alho ajuda a diminuir a pressão tanto ocular quanto corporal por possuir um efeito vasodilatador, o que faz dele um alimento eficaz na prevenção do glaucoma, doença ocular caracterizada pela pelo aumento da pressão intraocular e que pode levar à cegueira.

Oleaginosas

Alimentos como castanha do Pará, amêndoas e nozes são ricos em zinco, cobre e magnésio, minerais que atuam na prevenção da catarata e possuem alto potencial antioxidante, o que ajuda a evitar o envelhecimento precoce da visão.

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Que outros cuidados posso ter com a visão além de uma dieta saudável?

Optar por uma dieta saudável, repleta de vitaminas e minerais que ajudam a proteger a saúde ocular, é uma das maneiras mais simples e eficazes de garantir uma visão perfeita por muito mais tempo.

No entanto, outros cuidados também podem ajudar você a proteger os olhos e prevenir o surgimento de doenças na região. Saiba quais são eles!

  • visitar um oftalmologista com frequência ajuda a diagnosticar precocemente eventuais problemas de visão, garantindo maiores chances de sucesso no tratamento. A partir dos 40 anos, a visita ao médico da especialidade para check-ups de rotina deve ser realizada anualmente;

  • manter a diabetes e a hipertensão sob controle são medidas fundamentais para quem deseja ficar longe do glaucoma. Por isso, evite alimentos com excesso de açúcar, farinha branca e aqueles ricos em gorduras trans;

  • se você trabalha constantemente utilizando um computador, certifique-se de que a tela esteja à altura dos olhos e a uma distância entre 40 cm a 70 cm;

  • além disso, procure fazer pausas de 10 minutos no mínimo a cada 2 horas trabalhadas, para oferecer um descanso para os olhos;

  • sempre que for se expor ao sol, utilize óculos escuros para proteger a visão dos efeitos nocivos dos raios ultravioleta.

Gostou de saber um pouco mais sobre os alimentos que estão presentes na dieta dos adeptos do vegetarianismo e contribuem para uma visão saudável?

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