Sorria, mesmo se não estiver sendo filmado! Manter o astral em alta não só deixa a vida mais leve, como faz um bem enorme à sua saúde, já que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, aumenta a energia e combate o estresse.

Levar a vida com bom humor traz benefícios tanto ao seu bem-estar físico como emocional. Portanto, vale a pena fazer aquele esforço extra para não deixar o estresse contagiá-lo. 

Pensando nisso, elencamos algumas atitudes e alimentos que despertam o bom humor e ajudam você a garantir mais sorrisos no seu dia a dia. Acompanhe a leitura!

3 dicas para trazer mais bom humor para sua vida

1. Leve a diversão para o seu cotidiano

Pode ser que você tenha lido o título e pensado: “não tenho tempo para isso!”. No entanto, trazer elementos que tragam mais bom humor para o seu cotidiano não tem nada a ver com soluções complicadas ou dispendiosas.

Que tal colocar, por exemplo, um porta-retrato com aquele momento especial — e muito divertido! — ao lado de amigos e familiares na sua mesa de trabalho? Esse tipo de recordação ajuda a colocar os problemas em perspectiva, especialmente em momentos mais estressantes.

Invista ainda em cartazes divertidos, protetores de tela que façam você rir… Vale tudo para não deixar o mau humor se instalar!

2. Pratique atividades físicas

Exercitar-se regularmente aumenta os níveis de endorfina no organismo, um dos hormônios relacionados à sensação de felicidade e bom humor. Além disso, a prática de atividade física ajuda a prevenir a obesidade e doenças relacionadas, como hipertensão e outros problemas cardiovasculares.

Para usufruir do benefício, é importante exercitar-se por no mínimo 30 minutos, cinco vezes por semana. Caminhada, natação, corrida… Escolha um esporte com o qual se identifique e mexa-se!

3. Reserve um tempo para estar com amigos e familiares

Ter objetivos profissionais e dedicar-se a eles é muito importante, mas também é fundamental saber equilibrar o tempo entre carreira e vida pessoal. Por isso, não abra mão de reservar um espaço na sua agenda para estar com amigos e familiares. 

Muitas vezes, aquele almoço gostoso para aproveitar o sábado com a família reunida ou um encontro rápido com um amigo para colocar a conversa em dia fazem toda a diferença na maneira como você vai encarar a rotina nos próximos dias. 

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Sorria! 5 alimentos que despertam o bom humor

Além de atitudes positivas, alguns alimentos saudáveis ajudam a despertar o bom humor e combater o estresse, a ansiedade e a depressão. Saiba quais são eles e os inclua já na sua dieta!

1. Aveia

Além de ser rica em vitaminas do complexo B e E e melhorar o funcionamento do intestino,  a aveia ajuda a despertar o bom humor porque contém triptofano, substância que atua na regulação dos níveis de serotonina no organismo e é uma aliada importante no combate à ansiedade e à depressão. 

Para poder desfrutar dos benefícios oferecidos pelo alimento, o ideal é consumir no mínimo 3 colheres de sopa por dia, seja em preparações como mingaus ou acompanhada de frutas ou iogurtes.

2. Vegetais com folhas verde-escuras

Os vegetais com folhas verde-escuras, como o espinafre, o brócolis e a couve, são ricos em folato, vitamina do complexo B que está relacionada a uma menor prevalência de sintomas de depressão. 

O ideal é consumir de 3 a 5 porções diárias desse tipo de alimento para garantir a regulação dos níveis de folato no organismo.

3. Mel

Além de ser um adoçante saudável para suas preparações, o mel é um elemento chave na dieta do bom humor, já que, assim como a aveia, atua na regulação dos níveis de serotonina, o que ajuda a promover uma sensação de prazer e bem-estar.

Como trata-se de um alimento rico em calorias, o ideal é consumir cerca de 2 colheres de sobremesa por dia. Assim, você aproveita os benefícios sem correr o risco de ganhar quilos extras!

4. Alface

Popular na dieta brasileira, o alface é um dos alimentos que despertam o bom humor por possuir lactucina, um poderoso calmante natural. Para poder potencializar os efeitos, consuma também o talo da verdura, onde há maior concentração da substância.

5. Oleaginosas

Outra poderosa aliada da dieta do bom humor, as oleaginosas como castanhas do Pará, nozes e amêndoas são ricas em selênio, um poderoso antioxidante, e também atuam no combate aos sintomas do estresse e da depressão.

Para usufruir dos benefícios oferecidos pelas oleaginosas, no entanto, não é preciso exagerar! O ideal é consumir no máximo 3 unidades de castanhas do Pará, 5 de nozes ou até 12 de amêndoas. Perfeito para os momentos em que bate aquela fome fora de hora!

Gostou de saber um pouco mais sobre atitudes e alimentos que despertam o bom humor? Então aproveite para conferir nosso blog e conheça outras dicas de alimentação saudável e bem-estar!

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