Para que o nosso organismo funcione bem, é essencial que todos os órgãos estejam saudáveis. No entanto, alguns maus hábitos podem prejudicar a nossa saúde, como o consumo excessivo de bebida alcoólica, de cigarro, de gorduras, de alimentos industrializados, além dos altos níveis de estresse e de poluição. Esses exageros resultam em substâncias tóxicas que afetam nosso bem-estar. E, entre as mais de 200 funções do fígado, a principal delas é filtrar essas toxinas do nosso sangue, garantindo, assim, a vitalidade de nosso corpo.

Hábitos ruins, principalmente alimentares, podem sobrecarregar o fígado e prejudicar a saúde. Assim, para garantir que ele esteja sempre saudável, é preciso manter uma vida equilibrada e cuidar da alimentação. Existem alguns alimentos que, além de serem saudáveis, são capazes de regenerar a saúde do fígado e promover uma desintoxicação do organismo, se consumidos regularmente.

Quer ter uma vida mais leve e saudável? Descubra, neste post, quais são os alimentos que beneficiam o fígado e a importância desse órgão para o bom funcionamento do nosso organismo.

10 alimentos que beneficiam o fígado

 

1. Mel

O própolis, extraído do mel de abelhas, além de ser antisséptico, antioxidante e um anti-inflamatório natural, contém substâncias chamadas bioflavonoides, que facilitam o trabalho do fígado no processo de desintoxicação do organismo. Existem estudos que comprovam a eficiência do própolis no combate de tumores no cérebro, no pâncreas e no fígado.

2. Maçã

A maçã contém pectinas, fibras solúveis que, além de ajudarem a diminuir o colesterol ruim no sangue, facilitam a digestão e auxiliam na limpeza do trato intestinal, facilitando, assim, o trabalho do fígado na eliminação de toxinas. Uma única maçã por dia pode melhorar muito a sua saúde.

3. Abacaxi

Além de ser um excelente diurético, anti-inflamatório e fonte de vitamina B e C, o abacaxi contém grande quantidade de água e fibras, que ajudam no processo digestivo e na desintoxicação do organismo. Por ser uma fruta saborosa, nutritiva e de baixo teor calórico, é muito recomendada para o consumo de quem quer emagrecer.

4. Frutas vermelhas

As frutas vermelhas, como a amora, a cereja, a framboesa e o morango, além de serem ricas em ácido ascórbico, que ajuda no controle do envelhecimento precoce, têm antioxidantes naturais e auxiliam no processo de purificação do sangue.

5. Folhas verdes

Um dos nutrientes que tem a função de limpar o fígado é o enxofre, encontrado em vegetais de cor verde-escura, como a couve, o agrião, a escarola, a rúcula e o almeirão. Esses alimentos podem ser ingeridos duas vezes ao dia, sejam crus, refogados ou em forma de suco, batidos no liquidificador.

6. Gengibre

Muito famoso por suas propriedades termogênicas, que colaboram com o emagrecimento, o gengibre também é considerado um tônico para o fígado, pois ajuda na secreção da bile e no processo de digestão de gorduras, auxiliando a desintoxicação.

7. Limão

Rico em ácido ascórbico e antioxidantes, que ajudam a proteger o fígado e a desintoxicar o organismo. O limão também funciona como uma espécie de detergente no corpo, neutralizando o pH do sangue, auxiliando no processo de digestão de gorduras e na perda de peso.

8. Grãos, cereais e castanhas

A cisteína é um aminoácido presente em cereais e grãos, como a lentilha, o feijão-branco, o grão-de-bico, a aveia, os cereais integrais, as nozes, as avelãs e as amêndoas, entre outros. Ajuda a fortalecer as enzimas que atuam limpando o organismo e regenerando o fígado.

9. Toranja

A toranja traz uma boa quantidade de vitamina C e de antioxidantes, auxiliando o fígado a eliminar toxinas do corpo, algumas delas consideradas cancerígenas. Um copo de suco fresco de toranja por dia será de grande ajuda nesse processo diário de limpeza do organismo.

10. Água

A água é o que ajuda o fígado a trabalhar, eliminando, por meio da urina, as substâncias tóxicas resultantes dos maus hábitos. Leve uma garrafinha sempre com você, para manter-se hidratado ao longo do dia.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos

Melado de cana: 4 receitas saudáveis para substituir o açúcar refinado!

Benefícios da Maçã: uma fruta poderosa

5 benefícios das frutas e 5 formas de incluí-las na alimentação

Suco detox: o que fazer e não fazer para melhorar sua saúde?

Continue lendo, clique aqui.