O inverno tem uma indesejada fama de “engordar”. É um chocolatinho aqui, um chazinho açucarado ali, uma sopinha gordurosa acolá… enfim o clima mais frio é um convidativo para extrapolarmos um pouco no consumo de algumas delicias que combinam muito com esse período do ano. Mas muita gente está em fase de preparação para o verão e quer deixar de lado os prazeres culinários não muito saudáveis da estação, visando o corpo enxutinho para entrar em forma.

E uma excelente notícia para essas pessoas é a recente divulgação de estudos que mostram a existência de alimentos com “calorias zero”. A aparente utopia é uma realidade, já que o valor calórico de alguns vegetais é tão baixo que a energia que o corpo gasta para digeri-los é maior do que o número de calorias.

collage

E são muitas as opções. Podemos listar aqui a vagem, a cranberry, o espinafre, a mexerica (bergamota, tangerina, mimosa… varia conforme a região do país), a alface, o abacaxi, o pepino, a laranja, o Aipo,  a maçã, o repolho, o aspargo, a cenoura, o brócolis, a beterraba, couve-flor, agrião e a abobrinha. São alguns exemplos que podem fazer parte da sua dieta sem você se preocupar com aqueles quilinhos a mais.

Mas muita atenção. Os nutricionistas sempre alertam para que as pessoas não façam uma utilização demasiada desses vegetais. O excesso pode fazer mal para o organismo. Seguir uma dieta equilibrada é sempre a alternativa mais inteligente e eficaz. Como falamos em outros posts, adotar uma alimentação equilibrada, composta pelos mais variados tipos de alimentos é o que os especialistas recomendam. E, claro, tudo isso acompanhado dos exercícios físicos.

Fonte: Ig Saúde