O açúcar branco, ou refinado, é um dos principais itens que complicam a manutenção do bem-estar e da qualidade de vida. Pobre em vitaminas e sais minerais e cheio de calorias vazias, esse alimento é formado por glicose e frutose, duas substâncias que, quando não são ingeridas na medida certa, impedem a boa alimentação.

Porém, o consumo exagerado de açúcares, especialmente o ultraprocessado, potencializa a possibilidade de inflamações e o aparecimento de doenças — o consumo de grandes quantidades de açúcar refinado pode levar a complicações de saúde, como resistência à insulina, obesidade e diabetes.

No entanto, não é tão comum vermos as pessoas servindo e consumindo suco sem açúcar. Pelo contrário: o mais usual é o copo terminar e, no fundinho, vermos aquele resíduo branco, que entrega o excesso na hora. E o que talvez muita gente não saiba é que aproveitar a doçura natural das frutas, no máximo adicionando água ou gelo à receita, é a melhor forma de consumir sucos. 

O suco sem açúcar também tem frutose, mas em doses mais equilibradas e advinda de uma fonte não processada, que não prejudica o metabolismo quando ingerida adequadamente. E, além disso, quando o assunto é gosto, tomar um suco só de fruta renova os sabores do dia a dia, já que estimulamos o nosso paladar a reconhecer e valorizar os alimentos in natura

E foi refletindo sobre tais questões que preparamos este artigo sobre suco sem açúcar. Veja agora mesmo 5 benefícios de fazer essa escolha:

1. Amplia o aporte de nutrientes

As frutas, os legumes e as verduras são fontes ricas de vitaminas e sais minerais, que são indispensáveis para aumentar as defesas do organismo e também potencializar as atividades metabólicas.

Por exemplo, um dos sucos mais populares entre os brasileiros, o de laranja, é uma opção excelente para turbinar o corpo com vitamina C, um poderoso antioxidante, além de conter magnésio e potássio, dois sais minerais que atuam no funcionamento cardíaco e no controle da pressão arterial.

E além da laranja, você pode (e deve) aproveitar a riqueza natural do Brasil para incorporar mais ingredientes naturais aos seus sucos. Para garantir uma boa absorção de nutrientes e, ao mesmo tempo, um paladar saboroso e intenso, a dica é conhecer as estações de cada alimento. Assim, não vai haver nem desculpa para usar açúcar!

2. Aumenta a hidratação

A hidratação é um dos princípios de um estilo de vida equilibrado, independentemente da época do ano. E, para isso, beber água é sempre a melhor opção. Mas há outras bebidas, como o suco sem açúcar, que podem melhorar o índice hídrico. 

Nos dias quentes, os sucos são dicas boas para fazer lanches refrescantes, ajudando a nutrir o corpo e, ao mesmo tempo, reduzir o excesso de calor. Já nos dias frios, eles fazem com que a hidratação não seja perdida, pois é bem normal que o consumo de água diminua, em vista de a temperatura corporal manter-se naturalmente mais baixa nas estações de frio. 

3. Combate o envelhecimento 

Os radicais livres são agentes que danificam as nossas células, sendo um dos principais fatores do envelhecimento. E isso não deve ser pensado apenas em termos da aparência, mas da saúde de modo geral. Portanto, abastecer o organismo com alimentos naturais e antioxidantes é bem importante.

E isso é possível quando optamos por ingerir suco sem açúcar. Afinal, como já falamos, esse tipo de bebida ajuda na nutrição e na hidratação e, ainda, por conter apenas a frutose natural e em medidas adequadas, não tende a gerar danos, como as inflamações.

Para potencializar esse benefício, procure ingerir sucos que tenham ingredientes que ofereçam vitaminas C e E e flavonoides. 

Clique aqui para continua lendo.