O açúcar branco, ou refinado, é um dos principais itens que complicam a manutenção do bem-estar e da qualidade de vida. Pobre em vitaminas e sais minerais e cheio de calorias vazias, esse alimento é formado por glicose e frutose, duas substâncias que, quando não são ingeridas na medida certa, impedem a boa alimentação.

Porém, o consumo exagerado de açúcares, especialmente o ultraprocessado, potencializa a possibilidade de inflamações e o aparecimento de doenças — o consumo de grandes quantidades de açúcar refinado pode levar a complicações de saúde, como resistência à insulina, obesidade e diabetes.

No entanto, não é tão comum vermos as pessoas servindo e consumindo suco sem açúcar. Pelo contrário: o mais usual é o copo terminar e, no fundinho, vermos aquele resíduo branco, que entrega o excesso na hora. E o que talvez muita gente não saiba é que aproveitar a doçura natural das frutas, no máximo adicionando água ou gelo à receita, é a melhor forma de consumir sucos. 

O suco sem açúcar também tem frutose, mas em doses mais equilibradas e advinda de uma fonte não processada, que não prejudica o metabolismo quando ingerida adequadamente. E, além disso, quando o assunto é gosto, tomar um suco só de fruta renova os sabores do dia a dia, já que estimulamos o nosso paladar a reconhecer e valorizar os alimentos in natura

E foi refletindo sobre tais questões que preparamos este artigo sobre suco sem açúcar. Veja agora mesmo 5 benefícios de fazer essa escolha:

1. Amplia o aporte de nutrientes

As frutas, os legumes e as verduras são fontes ricas de vitaminas e sais minerais, que são indispensáveis para aumentar as defesas do organismo e também potencializar as atividades metabólicas.

Por exemplo, um dos sucos mais populares entre os brasileiros, o de laranja, é uma opção excelente para turbinar o corpo com vitamina C, um poderoso antioxidante, além de conter magnésio e potássio, dois sais minerais que atuam no funcionamento cardíaco e no controle da pressão arterial.

E além da laranja, você pode (e deve) aproveitar a riqueza natural do Brasil para incorporar mais ingredientes naturais aos seus sucos. Para garantir uma boa absorção de nutrientes e, ao mesmo tempo, um paladar saboroso e intenso, a dica é conhecer as estações de cada alimento. Assim, não vai haver nem desculpa para usar açúcar!

2. Aumenta a hidratação

A hidratação é um dos princípios de um estilo de vida equilibrado, independentemente da época do ano. E, para isso, beber água é sempre a melhor opção. Mas há outras bebidas, como o suco sem açúcar, que podem melhorar o índice hídrico. 

Nos dias quentes, os sucos são dicas boas para fazer lanches refrescantes, ajudando a nutrir o corpo e, ao mesmo tempo, reduzir o excesso de calor. Já nos dias frios, eles fazem com que a hidratação não seja perdida, pois é bem normal que o consumo de água diminua, em vista de a temperatura corporal manter-se naturalmente mais baixa nas estações de frio. 

3. Combate o envelhecimento 

Os radicais livres são agentes que danificam as nossas células, sendo um dos principais fatores do envelhecimento. E isso não deve ser pensado apenas em termos da aparência, mas da saúde de modo geral. Portanto, abastecer o organismo com alimentos naturais e antioxidantes é bem importante.

E isso é possível quando optamos por ingerir suco sem açúcar. Afinal, como já falamos, esse tipo de bebida ajuda na nutrição e na hidratação e, ainda, por conter apenas a frutose natural e em medidas adequadas, não tende a gerar danos, como as inflamações.

Para potencializar esse benefício, procure ingerir sucos que tenham ingredientes que ofereçam vitaminas C e E e flavonoides. 

4. Melhora o consumo de fibras

Equilibrar a quantidade de fibras na alimentação faz parte de comer bem e com saúde. E a ingestão de suco sem açúcar, à base de frutas, verduras e legumes, é uma boa estratégia. 

As fibras melhoram o trânsito intestinal, aumentam a sensação de saciedade e mantêm os níveis de colesterol. E quando o consumo delas é mais natural, livre de açúcar refinado, o potencial de absorção é muito melhor. 

Inclusive, as fibras exercem um efeito que é exatamente o oposto do que o açúcar faz com o nosso corpo: enquanto elas regulam o apetite, aperfeiçoando o controle da alimentação, o açúcar bloqueia o aviso ao cérebro de que já estamos satisfeitos, causando uma necessidade de alimentação excessiva. Logo, o suco sem açúcar, além de naturalmente saboroso, faz com que você aproveite mais as características positivas dos alimentos. 

5. Renova a sua relação com a cozinha

A mudança de hábitos alimentares, com a valorização de refeições mais naturais, que oferecem um equilíbrio entre carboidratos, fibras, vitaminas, proteínas e sais mineiras, faz também com que a gente passe a levar mais variedade para a cozinha.

Com a adição do suco sem açúcar nessa rotina, a relação tende a ser ainda melhor. Afinal, ao desenvolver o hábito de preparar esse tipo de bebida, a tendência é que você comece a procurar novas receitas e, assim, criar misturas tanto nutritivas quanto saborosas. 

Para você ter uma ideia de como isso pode funcionar, vamos mostrar o passo a passo de dois sucos feitos só com frutas: o amarelo e o vermelho.

No primeiro, a laranja (1 unidade) vem acompanhada de três outros alimentos, o abacaxi (1 rodela), o mamão (1 papaya inteiro) e a banana (1 unidade). É só bater tudo no liquidificador e adicionar gelo, se preferir. Como as três frutas são bem doces, você nem sentirá falta do açúcar.

Já no segundo caso, o suco vermelho mistura acerola (1 polpa), cubos de melancia (1 xícara de chá), morango (1 xícara de chá) e meio copo de água. Assim como na receita anterior, é só bater tudo. E, mais uma vez, com a mistura de sabores adocicados, o açúcar nem fará falta. 

Bem fácil, não é? E você pode aproveitar ainda outros ingredientes e usar a criatividade para fazer diversos testes no dia a dia.

Agora que você conhece esses 5 benefícios do suco sem açúcar, que tal apostar nessa opção e melhorar a sua saúde? Se quiser anotar mais dicas, leia também o nosso post sobre sucos que combatem a anemia!