A alimentação balanceada é um dos pilares para uma rotina não só mais saudável, mas também com muito bem-estar. A combinação apropriada de vitaminas, proteínas, gorduras, carboidratos, fibras e sais minerais traz diversos benefícios, sendo uma aliada de quem busca viver bem

São muitas as melhorias que uma alimentação equilibrada é capaz de gerar no dia a dia. E é usando esse recurso que conseguimos alcançar uma melhor versão de nós mesmos, aproveitando o que um ato tão gostoso e vital, como comer, pode gerar de bom na nossa vida. 

E para que você entenda, então, como comer bem pode realmente tornar a relação com os alimentos cada vez melhor, vamos mostrar alguns dos principais impactos da alimentação balanceada. Acompanhe!

1. Aumenta os níveis de energia

A combinação adequada de nutrientes dá aquela disposição para manter o corpo ativo e cheio de vitalidade. É quase um mantra: comer bem para ter um desempenho e uma saúde sempre melhores. 

E uma chamada de atenção especial com relação à energia vem dos carboidratos. Eles são macronutrientes, que atuam como combustíveis indispensáveis à boa saúde, especialmente quando falamos de produtos integrais — massa, arroz e pão, por exemplo — e de leguminosas — como lentinha, grão-de-bico e feijão.

Esses alimentos são ótimas fontes energéticas, pois são absorvidos de forma lenta, permitindo que o corpo mantenha níveis de insulina estáveis e, consequentemente, fique mais disposto.

2. Regula o metabolismo

Cada parte do nosso corpo tem uma funcionalidade. E para que o conjunto opere em sintonia, garantindo um metabolismo saudável, a alimentação balanceada só traz benefícios. 

Por exemplo, uma quantidade adequada de proteínas é essencial para regular o sistema imunológico, ajudando na recuperação de inflamações, infecções e uma série de doenças. Além disso, mantém a boa formação muscular.

E quando falamos dos carboidratos, além da energia diária, é muito importante saber que eles atuam diretamente no sistema nervoso central, que organiza uma infinidade de reações do nosso corpo. 

Já as gorduras, vistas muitas vezes como problemáticas, na verdade, são uma das bases da alimentação equilibrada, já que são elas que fazem com que as vitaminas e os sais minerais sejam carregados entre membros e órgãos.

3. Melhora o humor

Os alimentos industrializados, pobres em nutrientes, tendem a causar uma sensação de alegria momentânea, pois aumentam os níveis de açúcar no sangue. Porém, como são absorvidos rapidamente, logo eles trazem uma sensação de vazio, causando alterações negativas em nosso humor em longo prazo.

Agora, com uma alimentação equilibrada, que prioriza os produtos corretos e nutritivos, sentimos um incrível ganho de bem-estar. São diversos os benefícios da organização alimentar que elevam a autoestima e apoiam o sistema psicológico. Veja alguns deles:

  • manutenção do peso;
  • melhoria da qualidade do sono; 
  • equilíbrio hormonal; 
  • diminuição de ansiedade;
  • revitalização da pele;
  • sensação de disposição.

Existem alimentos, inclusive, que são especiais para combater o mau humor. A banana, por exemplo, é uma grande amiga da serotonina, hormônio que proporciona a sensação de felicidade. E a alface, que não fica de fora de um bom prato feito, proporciona um potente efeito calmante. 

4. Estimula a longevidade

Melhorando a saúde e o bem-estar, consequentemente, uma alimentação adequada dá suporte ao envelhecimento saudável. Comendo bem, conseguimos acumular diversos nutrientes que fazem com que nosso corpo funcione sempre adequadamente, evitando desgastes desnecessários. 

Por exemplo, carboidratos complexos (como o arroz integral) e proteínas (como feijão e as leguminosas), são essenciais para a manutenção óssea e muscular. Já alimentos como legumes, verduras e frutas, ajudam a retardar o envelhecimento, pois fornecem vitaminas que atuam contra os radicais livres, funcionando como antioxidantes. 

Uma alimentação equilibrada e que contemple fontes nutritivas diversificadas é um grande passo para quem quer melhorar a qualidade de vida. Planejar uma rotina, dando prioridade aos momentos das refeições, é uma atitude que impacta consideravelmente no nosso dia a dia.

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